Foto: Pixabay

Lars Grael e toda diretoria pedem renuncia coletiva da FBVM

Redação Webventure/ Vela

Lars Grael renuncia a presidência (foto: Daniel Costa/ www.webventure.com.br)
Lars Grael renuncia a presidência (foto: Daniel Costa/ www.webventure.com.br)

Na Assembléia realizada nesta segunda-feira, 22/01, a diretoria da Federação Brasileira de Vela e Motor (FBVM), juntamente com o Conselho de Representantes da entidade e o Conselho Fiscal, solicitou o auxílio do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), para que intervenha nas áreas administrativa, fiscal e tributária da Federação.

Após a decisão, todos os membros da diretoria, inclusive o presidente Lars Grael e vice-presidente Alan Adler, e o conselho fiscal renunciaram aos seus cargos em conjunto. A renúncia e o pedido de auxílio ao COB teriam sido motivados por questões tributárias recém descobertas pela atual gestão.

A Receita Federal teria processos contra a Federação referente aos meses de novembro e dezembro de 2006 e, diante de sua gravidade, a diretoria teria achado melhor deixar a situação a cargo do COB. De acordo com a reportagem do programa Globo Esporte sobre o caso, exibida nesta terça-feira, a dívida com relação a multa aplicada pela Receita seria de mais de 20 milhões de reais.

“É uma questão que pode ser sanada, defendida, mas como ultrapassa muito a capacidade administrativa e financeira da Federação, nós entendemos que o COB tem solidez, estrutura e capacidade jurídica e administrativa para poder sanear a Federação Brasileira e nós preservarmos o que é de mais importante, que é a vela nacional e seus esportistas”, Lars Grael declarou à reportagem do programa da Rede Globo.

A multa – “O CNPJ da Federação foi transferido para São Paulo e como determina a lei o do Rio de Janeiro é o CNPJ 01 e nós temos um CNPJ 02 em São Paulo só para funcionamento do Bingo. Esse CNPJ é que está em litígio com a Receita Federal, é esse que está sendo multado”, alegou o ex-presidente da FBVM Walcles Osório, ao Globo Esporte.

Osório também enviou uma carta aos meios de comunicação para esclarecimento da situação, na qual dizia que “a Presidência à época informou a administração do Bingo, que prontamente assumiu a responsabilidade da multa, já tendo recorrido administrativamente”.

O COB acatou a decisão da diretoria e providenciará um interventor, além de realizar a contratação de uma auditoria externa independente que possa avaliar as questões financeiras. Apesar da decisão, Lars Grael e Alan Adler assumirão a Gestão Esportiva, apenas relativa a parte esportiva e técnica das atividades da Federação.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: janeiro 23, 2007

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure