Mesmo com problemas no mastro, Bernard Stamm permanece líder absoluto da regata solo de volta ao mundo Velux 5 Oceans. Apesar de ter gasto oito horas durante a noite para consertar o problema, o comandante manteve a velocidade do Cheminées Poujoulat em 10 nós e a diferença de 2.700 quilômetros para o segundo colocado Kojiro Shiraishi.
Stamm estava a mais de 2.500 quilômetros de seus adversários e a civilização mais próxima quando teve problemas no trilho do topo de seu mastro. O velejador precisou escalar o mastro para descer sua vela principal. Apenas quando a vela já estava abaixada Stamm pode trocar o trilho e assim fazer com que funcionasse corretamente.
Eu tinha que trocar o trilho. Eu tirei um de baixo, bem perto do deck e o coloquei no topo do mastro. Eu dei um jeito embaixo com algumas cordas. Acredito que a solução aguente forte, contou o líder.
Segundo o boletim oficial de hoje, Kojiro Shiraishi foge dos ventos fracos pelo sul enquanto Unai Basurko, a 4.440 quilômetros de distância do líder, se prepara para passar por um portão de gelo. Em quarto lugar está Graham Dalton, com A southern Man-AGD a 300 quilômetros de Unai. Ele está sendo seguido de perto por Sir Robin Knox-Johnston, com o SAGA Insurance. A diferença entre eles é de apenas 90 quilômetros.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: fevereiro 2, 2007