Foto: Pixabay

Resultados do Prêmio Piton de Ouro 2007 (Golden Piton Awards 2007)

Redação Webventure/ Montanhismo

A conceituada revista norte-americana Climbing vem celebrando desde 2003 as escaladas mais significativas no cenário mundial, através de uma premiação anual conhecida como Golden Piton Awards (Piton de Ouro).

A premiação ocorre sempre em fevereiro de cada ano, quando um júri formado pelo corpo editorial da revista escolhe as ascensões mais representativas ocorridas no ano anterior, dentro de 7 categorias: Escalada Esportiva, Escalada Solo, Big-wall, Bouldering, Montanhismo (ou Escalada Alpina), Escalada Tradicional, e o Prêmio da Casa (ascensão mais significativa em território norte-americano).

Além do prêmio principal, são oferecidas também duas menções honrosas para cada categoria. Segue abaixo os resultados em cada categoria do Piton de Ouro 2007, referente as escaladas de 2006.

Escalada Esportiva: Patxi Usobiaga (País Basco – Espanha), por bater o recorde mundial de 8b+ (5.14a ou Xc Brasil) encadenados em um único ano, sete sendo à vista.
Menções honrosas: Maurizio Zanolla “Manolo” pela sua proposta de um 5.14c/d (XIb/c Brasil), na parede Solo per Vecchi Guerrieri, 150 metros, em Valle de Aune, e Ramón Julián por encadenar 33 vias de 5.14a (Xc) para cima, em um ano.

Escalada Solo: Chris Sharma (EUA) por estabelecer o primeiro 9a (5.14d XIc) em estilo psicobloc (ou deep water solo), escalada solo em paredes altas sobre o mar, no Arco de Es Pontás, em Mallorca (Espanha).
Menções honrosas: Michael Reardon por Shikata Ga Nai e Sea of Tranquility, em Needles, Califórnia, e Pavle Kozjek (Eslovênia) por abrir uma nova rota na face sudeste do Cho Oyu (8201m, Nepal) em menos de 15 horas.

Big-wall: Tommy Caldwell, Topher Donahue, e Erik Roed (EUA), pela ascensão da via Linea di Eleganza (5.11b A3 90°/M7). A via de 1350 metros está localizada na face norte do Fitz Roy e foi escalada em 50 horas de atividade patagônica.
Menções honrosas: Nico Favresse e Ivo Ninov pela ascensão de Lost in Translation, no El Capitan, Yosemite, uma via de 400 metros com lances de VIIIb/c (BR), e Tim Emmet e Ian Parnell, por liberar a grande parede do Pilar Sudeste do Kedar Dome.

Bouldering: Dave Graham, pela sua “habilidade inverossímil de segurar os regletes mais finos”, segundo Boone Speed, e por resolver os mais complicados problemas de bouldering, de Hueco Tanks até a Suiça.
Menções honrosas: Angi Payen e Daniel Woods.

Montanhismo – Escalada Alpina: Marko Prezelj e Boris Lorencic, pela primeira ascensão do pilar noroeste do Chomo Lhari (7326m, Tibet). Segundo Steve House, uma ascensão “realizada em estilo perfeito”. Os eslovenos levaram o Piolet dOr 2007, no mês passado, por esta mesma escalada.
Menções honrosas: Jozef Kopold e Gabo Cmarik por uma via no Uli Biaho (região do Trango, Paquistão), e Marek Holecek e Jan Kreisinger por uma nova via na Meru Central, India.

Escalada Tradicional: Dave MacLeod pela escalada de Rhapsody, primeiro E11 (hard grit) britânico, em Dumbarton Rock, em maio de 2006.
Menções honrosas: Sonie Trotter por Cobra Crack em Squamish (Canadá) e Nico Favresse por Father´s Day no Donner.

Prêmio da Casa: O prêmio para a ascensão mais significativa em território norte-americano foi para Maxime Turgeon e Luois-Phillipe Menard pela Direta Canadense e pelas 58 horas passadas na face sul do Denali.
Menções honrosas: Colin Haley e Jeb Hoffman pela face norte do Monte Moffit, no Alaska, e Jon Walsh e Chris Brazeau pela face norte do Monte Alberta, Canada.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: fevereiro 8, 2007

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure