Etapa em Campinas será a terceira do ano (foto: Divulgação)
A terceira etapa do Circuito Adventure Trekking 2007 acontece na cidade de Campinas, interior de São Paulo, no próximo dia 4 de março. A prova será realizada no Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim, que fica na avenida que liga o centro ao bairro de Souzas e Joaquim Egídio.
Estamos preparando uma prova técnica, com direito ao uso de muitas bússolas e uma prova especial ao melhor estilo da Brazil Adventures, afirma Alexandre Enumo, diretor da prova. Como de costume, um dia antes da prova (3), a organização realiza gratuitamente um curso de navegação para as equipes. O treinamento será teórico e prático, além de interpretação da planilha e controle de tempo e passos. O curso será ministrado às 14h30 no mesmo local da prova e basta se inscrever pelo telefone (19) 3835-2637.
A premiação para a etapa continua com a parceria com a Climb Adventure Explorer, de Sorocaba (SP). Serão R$ 400,00 em vale-compras para produtos relacionados ao trekking, distribuídos entre as equipes vencedoras.
As inscrições estão abertas através do site da organização, www.braziladventures.com.br. Cada equipe deve doar um pacote de cinco quilos de arroz, que será destinado a entidades do município. Como novidade para a etapa, a organização está lançando a coleção 2007 de camisetas, que tem valor separado da inscrição.
O Parque – O parque fica na área da antiga Fazendo Mato Dentro, que foi incorporada à Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo, como Estação Experimental do Instituto Biológico (1937). Mas o parque realmente nasceu em 1987, após um decreto do Governo Estadual que visava preservar e recuperar valores arquitetônicos e paisagísticos da região.
A área total é de 110 hectares com projeto paisagístico de Roberto Burle Marx. São 2.850.000 m2, com 1.100.000 m2 aberta ao público, com espécies da flora brasileira, espécies nativas da região da bacia do rio Piracicaba e algumas espécies exóticas, em especial as palmeiras.
Há também construções restauradas do século XIX, entre eles o Casarão, a tulha e a capela da antiga Fazendo. Hoje fazem parte do Museu Histórico Ambiental e do desenvolvimento de diversos programas de educação ambiental.
Além disso, o parque possui sete quadras com vestiário, campos de futebol, quadras de bocha e malha, trilhas para caminhada, pista de corrida, playground, áreas para piquenique, anfiteatro e estacionamento.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: fevereiro 23, 2007