Local está com muito lixo (foto: Alinne Rezende)
A fotógrafa Alinne Rezende descreve a lamentável situação que se encontra o boulder Sertão, localizado na Praia Fortaleza, em Ubatuba (SP). O local já abrigou o festival de escalada Ubatuboulder e é freqüentado também por pescadores locais. Agora, sem o devido cuidado e proteção, encontra-se cheio de lixo e dejetos.
Em meio a uma fervorosa discussão sobre meio ambiente, aquecimento global, biodiesel, alta emissão de carbono, o que pensar sobre as pequenas atitudes contra o meio ambiente?
Foi esta a pergunta que me fiz fim de semana passado (02 de março) ao chegar no Pontão – Praia da Fortaleza, Ubatuba (SP), e ver que o Sertão não era mais o mesmo. Para quem conhece o local, não precisa de muitas palavras para descrever sua maravilha.
Mas neste fim de semana a magia se quebrou. No setor onde encontra-se o Sertão, o que se via era muito lixo e sujeira, além de um desagradável odor de banheiro sujo, o que impossibilitava a escalada nesta área. Ao cenário foram acrescentados alguns acessórios como garrafas pets, latinhas de cerveja, sacos plásticos, papéis, etc.
Infelizmente, enquanto esse tipo de atitude continuar, enquanto ainda existirem pessoas que não tenham consciência ambiental, como discutir o que fazer para salvar o mundo, realizar grandes estratégias, desenvolver grandes tecnologias se a população ainda não tem consciência de fazer a sua parte, como um simples conceito de não jogar papel no chão. Do que adiantaria o mundo inteiro se mobilizar por grandes atitudes, se as pequenas ainda estão por fazer?
Não é o lugar que faz a pessoa e sim, as pessoas que fazem a diferença. Se você souber fazer de qualquer lugar o seu lugar, então certamente o mundo será sua casa. A partir do momento em que o mundo é nossa casa, devemos fazer dele, seja onde for, o melhor lugar para se viver.
Este texto foi escrito por: Alinne Rezende
Last modified: março 8, 2007