Prova acontece nos canais de Itaipu (foto: Divulgação)
A Usina de Itaipu, uma das maiores hidrelétricas do mundo, recebe, a partir do dia 16 de março, o Campeonato Pan-americano de canoagem slalom. A prova será realizada no Canal de Águas Bravas, um rio artificial construído para dar continuidade à piracema. O trecho faz a ligação do reservatório de Itaipu com o Rio Paraná e faz parte do Canal da Piracema.
A estimativa é que cerca de 60 atletas que participaram da última edição dos Jogos Olímpicos de Atenas estejam competindo nesta edição, afirma João Tomasini Schwertner, presidente da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa). Entre esses 60 atletas olímpicos, 11 ganharam medalha em 2004. Ao todo serão 200 canoístas de 33 países competindo nas provas de K1, C1 e C2 masculino e K1 feminino.
A competição não é somente para atletas do continente americano, e traz também outros grandes nomes internacionais, como o francês Tony Estanguet e os eslovacos Peter e Pavol Hochscorner
Junto com o Campeonato Pan-americano, acontece o Itaipu International Open, um teste internacional da pista. A partir dos resultados obtidos, o Canal de Águas Bravas poderá receber o Campeonato Mundial de Canoagem Slalom, programado para o período de 19 a 23 de setembro.
Canais – O Canal das Águas Bravas tem uma extensão de 430 metros e desnível de 7,20 metros. Na construção, recebeu pedras retiradas das proximidades do mirante do vertedouro de Itaipu. Como isso, o canal simula um ambiente natural para a prática de esportes como rafting, canoagem slalom, etc. Pela comporta, construída paralelamente ao Canal da Piracema, passam 12 metros cúbicos de água por minuto.
O Canal da Piracema tem 10 mil metros de extensão e faz a ligação do reservatório de Itaipu com o Rio Paraná. O rio artificial permite aos peixes vencer o desnível de 120 metros e acessar as áreas de procriação no período da piracema.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: março 8, 2007