Bike no Metrô de SP (foto: André Pasqualini/ CicloBR)
Recebi via e-mail a notícia de que a bicicleta foi liberada no Metrô de São Paulo, é claro, com algumas restrições, mas respeito, algo está sendo feito. Primeiro passo dado, mas para seguirmos com passos largos para aceitação da bicicleta na cidade, precisamos mudar a visão de muitos, que vão desde órgãos políticos, a cidadãos, passando pela mídia e até mesmo os próprios usuários da bicicleta.
A visão de que a bicicleta só é utilizada para o lazer é errada. Isso precisa ser bem claro, a bicicleta é meio de transporte, ponto final. O carro é meio de transporte e não é classificado apenas como item de lazer, certo?
Posso usar a minha bicicleta tanto para o lazer (passeios, competições e viagens) quanto para ir ao trabalho, fazer entregas ou visitar alguém. Usarei a velha e conhecida frase: os fins não justificam os meios, isto é, bicicleta é transporte, se é para lazer, trabalho ou viagem, não importa.
Ciclovias: a cidade não foi planejada – Sim concordo, a cidade de São Paulo não foi planejada para uso das bicicletas, mas vocês acham que Londres, Paris ou Berlim, que hoje em dia tem ciclovias em praticamente todas as ruas, planejaram algo no início? Não planejaram. As mudanças foram ocorrendo gradativamente.
Se hoje alargam ou criam mais faixas pela cidade de São Paulo, vocês não acham que esse espaço poderia ser ocupado por ciclovias, mesmo em grandes vias como a 23 de Maio?
A intenção de inserir ciclovias na rede viária da cidade, infelizmente param quando se analisam os altos custos para essa adaptação e construção, mas tenho certeza que são custos bem mais baixos do que criar uma nova faixa, desapropriar terrenos ou construir túneis e pontes.
Muitos políticos analisam da seguinte forma: quantos ciclistas pedalariam por essas vias, isto é, quantos votos eu ganho? Boa parte dos votos de usuários de carros, estressados com a hora do rush que querem soluções para o trânsito e fazer obras que minimizem os problemas, eram bem vindas no passado, mas já percebemos há alguns anos que essas obras não aliviam mais o trânsito e até o pioram.
A questão é que nenhuma obra resolve mais o problema do trânsito em São Paulo, o número de carros está muito acima da capacidade que a rede viária da cidade suporta. Solução: investir no transporte coletivo e na bicicleta.
A esperança é que políticos e órgãos responsáveis analisem novas soluções, em sua busca por novos votos. Fica assim cada vez mais evidente, por meio de manifestações e abaixos assinados, de que muitas pessoas estão optando ou optariam em usar a bicicleta como meio de transporte ao trabalho, evitando os congestionamentos.
Outra questão seria a geografia da cidade que não ajuda muito em uma pedalada ao trabalho, mas tenho certeza que muitos combinariam o caminho ao trabalho, pedalando e percorrendo parte do trajeto de Metrô, evitando subidas mais íngremes, por exemplo.
Estamos evoluindo – Parabéns para aqueles que lutaram e conseguiram liberar a bicicleta no metrô. Vivendo aqui na Alemanha percebo que o Brasil evolui na questão de respeito a bicicleta. A Europa está em um estágio bem mais avançado, mas também sofreu esse mesmo processo de valorização.
Hoje em dia existem problemas por aqui que no Brasil gostaríamos de ter no futuro, como sinalizações mais claras, novas rotas, manutenção constante da grande malha de ciclovias, etc. A gente chega lá.
Segue a resolução
Resolução STM – 12, de 21-2-2007
Dispõe sobre a permissão de acesso de usuário com bicicleta nas estações e trens da Companhia do Metropolitano de São Paulo METRÔ
O Secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos resolve:
Artigo 1º – A Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô, após regulamentação prevista no artigo 3º desta resolução, deverá permitir o acesso de usuário conduzindo bicicleta nas suas estações e trens, aos sábados, das 15h00 às 20h00, e aos domingos e feriados, das 7h00 às 20h00.
§1º – O acesso será permitido ao usuário com uma bicicleta convencional, não sendo admitidas as motorizadas.
§2º – Para entrada e saída das estações, o usuário portando bicicleta deverá informar ao empregado do METRÔ, que lhe dará a competente autorização.
§3º – Nas condições previstas no artigo 1º desta resolução, o acesso de usuário com bicicleta somente será permitido no último carro dos trens.
§4º – Na hipótese de ocorrência de anormalidade no sistema ou situações especiais de grande fluxo de usuários nas estações e trens, os empregados do METRÔ poderão impedir o acesso de usuário com bicicleta.
Artigo 2º – O transporte da bicicleta nas dependências do METRÔ será de responsabilidade exclusiva do usuário, que responderá por quaisquer danos causados a terceiros e/ou ao patrimônio da Companhia do Metropolitano de São Paulo – METRÔ.
Artigo 3º – A presente resolução será regulamentada por Ato específico da Companhia do Metropolitano de São Paulo – METRÔ, no prazo de 30 dias.
Parágrafo Único – O não cumprimento do regulamento para acesso nas estações decorrente desta resolução, implicará na retirada do usuário das instalações do METRÔ, sem direito à devolução do valor da viagem.
Artigo 4º – A presente resolução entrará em vigor na data de sua publicação.
Parabéns! Isso é um enorme passo para o futuro e o uso da bicicleta em São Paulo e no Brasil. Que eu saiba, a bicicleta já entra no Metrô do Rio de Janeiro também.
Este texto foi escrito por: Fábio Zander
Last modified: março 15, 2007