Jipeiros terão muitos desafios pela frente (foto: Divulgação)
A partir da próxima terça-feira (3), aventureiros do Pará irão realizar um sonho de muita gente: atravessar a Rodovia Transamazônica em veículos 4×4. A escolha da data não é por acaso, afinal, essa é a época que mais chove na região e deixará a rodovia ainda mais escorregadia e até mesmo intransitável em alguns pontos.
A Expedição Transamazônica, como foi chamada, é organizada por um grupo de associados do Jeep Clube do Pará (JCP). Os 21 carros sairão de Belém (PA) com destino a Santarém (PA). “A proposta é transpor a rodovia e queremos enfrentar esse desafio. A rodovia é uma aventura não só pela extensão, mas pela dificuldade que é atravessá-la nessa época de chuvas”, afirma Luis Otávio Rocha, presidente do JCP.
A Rodovia, que corta a Floresta Amazônica, é nacionalmente conhecida por seus grandes atoleiros e dificuldades. Grande parte da rodovia não é pavimentada e quem precisa usá-la como meio de locomoção sofre com a lama e o mau estado de conservação da pista. Mas, para quem usa a rodovia para se aventurar, é o cenário ideal.
“Existe uma programação, mas vamos preparados para tudo. Levaremos equipamentos e os carros serão vistoriados porque não sabemos o que vamos encontrar”, comenta Rocha. As paradas estão programadas para as cidades de Novo Repartimento, Altamira e Uruará, até a chegada em Santarém no dia 6.
Essa é a segunda vez que o JPC realiza a aventura. A primeira foi em 2005 e reuniu 14 veículos. “Conhecia apenas alguns trechos e foi uma experiência interessante. Fiquei surpreso ao ver como a rodovia é movimentada e tem bastante tráfego, bem diferente do que se imagina”, afirma Rocha, que esteve presente na ocasião.
Rodovia Transamazônica (BR-230) – A Transamazônica é a rodovia mais longa do país, com 2.300 quilômetros, e corta os estados do Pará e Amazonas.
Foi inaugurada em agosto de 1972, mas o projeto inicial era para ser uma rodovia com oito mil quilômetros de extensão, ligando as regiões Norte e Nordeste ao Peru e Equador. Porém, desde sua inauguração, nunca mais houve novas obras ou melhorias. Na época da abertura do trecho, os trabalhadores ficaram completamente isolados, sem qualquer comunicação com seus familiares.
O Governo Federal estuda a possibilidade de pavimentar a rodovia, o que pode acabar com a aventura dos jipeiros. “Com a proposta de pavimentação, pode ser que essa aventura não seja mais experimentada e vai ficar o orgulho de dizer: eu fiz a Transamazônica quando ela não era pavimentada”, comenta Rocha. A expedição do JCP terá o patrocínio da Oi e da Sony Ericsson.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: março 27, 2007