Escalada em Siurana (foto: Eliseu Frechou)
A Espanha é um dos principais destinos de escalada da Europa e o preferido pelos escaladores esportivos. A facilidade da língua, a enorme quantidade de vias de extrema dificuldade e a grampeação quase que impecável, transformam este país o número 1 no sonho de qualquer escalador esportivo que deseje conhecer o velho mundo.
Com este vídeo começo uma série de três colunas em que serão mostrados dois dos mais importantes points da Catalunha: Siurana e Montserrat.
A rocha predominante em Siurana é o calcário e suas rotas têm orientação esportiva ao extremo, pois muitas das fendas são grampeadas e os grampos estão sempre bem próximos. O local abriga mais de 800 rotas e possui uma boa infra-estrutura de camping.
Montserrat fica a uma hora de Barcelona e é um enorme conjunto de paredes que se estendem por um maciço de mais de 20km. A rocha é um conglomerado, bem diferente em cada um dos setores: alguns têm seixos pequenos, outros grandes e outros com buracos. É uma escalada bem diferente para nós brasileiros, que só temos vias nesta rocha na Chapada Diamantina e no Rio Grande do Sul. Como Montserrat fica perto de algumas cidades, não tem camping e o ideal é procurar uma pousada.
A melhor época de escalar a Espanha é no mês de agosto, quando ainda está quente e não chove muito. Existem diversos manuais de escalada de cada um desses locais, mas contratar um guia lhe poupará bastante tempo na procura de vias de boa qualidade e que sejam do seu agrado, além de garantir sua segurança e passagem pelas áreas particulares.
Este texto foi escrito por: Eliseu Frechou
Last modified: maio 8, 2007