Luna Rossa faz 3 a 1 na série melhor-de-nove (foto: ACM 2007/ Guido Trombetta)
O tático brasileiro Torben Grael levou o barco italiano Luna Rossa a mais uma vitória na série melhor-de-nove da semifinal da Louis Vuitton contra o americano BMW Oracle. Este foi mais um match race excepcional para os italianos, que lideraram do começo ao final. Com o resultado de hoje, Luna Rossa conquistou uma vantagem significativa, com 3 vitórias contra 1 de Oracle.
A situação a favor do barco italiano é inesperada, já que o grande favorito na série era o americano. No entanto, foi o Luna Rossa que mostrou melhor técnica nesses quatro match races. Desde a primeira regata, chegou na frente em todas as bóias e apenas na segunda regata foi surpreendido pelo adversário na reta final.
Hoje o barco de Torben largou um segundo a frente do americano, contornou a primeira bóia com treze segundos de vantagem e a segunda com 12 segundos na liderança. No próximo trecho os dois barcos se separaram, com Luna Rossa para direita e Oracle para esquerda, chegando a dois quilômetros de distância, mas quem se deu melhor foi o barco italiano comandado por Francesco de Angelis, que na terceira bóia ampliou a vantagem para 29 segundos.
Apesar da tentativa de pressão por parte dos americanos e os sucessivos gybes a procura de melhores ventos, os italianos se mantiveram tranqüilos e marcaram bem, se protegendo com inteligência. Luna Rossa cruzou a linha de chegada 23 segundos a frente BMW Oracle
Team New Zealand – Na disputa de hoje, o barco neozelandês Emirates Team New Zealand pegou as melhores brisas e velejou com liberdade, impondo uma distância significativa para o adversário Desafio Español. A vantagem que era de 25 segundos na primeira bóia, passou para 42 na linha de chegada. Com a vitória, Team New Zealand também ampliou o placar para 3 a 1.
O campeão da Louis Vuitton Cup desafiará o barco suíço Alinghi, defensor do título da última edição America’s Cup. O grande desafio acontecerá entre os dias 23 de junho e 4 de julho, em Valência, na Espanha, mesmo local onde aconteceram todos os match races da Louis Vuitton.
Este texto foi escrito por: Da Redação
Last modified: maio 18, 2007