
Helena Coelho no Acampamento Base antes do ataque ao cume (foto: Paulo Coelho)
Paulo e Helena Coelho não passaram do Acampamento 1 do Everest na primeira investida ao cume e agora esperam nova janela de tempo. O casal de montanhistas brasileiros tinha planos de alcançar o topo da montanha mais alta do mundo na madrugada de domingo para segunda-feira (no horário brasileiro), porém o mau tempo impediu o progresso.
Uma parede de vento não deixou que passássemos dos sete mil metros. Para cima não dava para fazer nada, nem os Sherpas estavam passando. O vendaval estava monstruoso, o dia inteiro com rajadas fortíssimas. O suficiente para derrubar uma pessoa se estivesse de pé, contou. Ainda segundo ele, as rajadas passavam de 50km/h.
A próxima janela de tempo bom deve acontecer entre os dias 3 e 4 de junho. O casal agora aguarda no Acampamento Base Avançado (6.400 metros). Se tudo correr bem, depois de amanhã (na quarta-feira à noite no Brasil) estamos subindo novamente, disse Paulo. As cordas fixas devem ficar na montanha até o fim da temporada.
O casal tem poucos dias para conseguir a investida. No dia 7 de junho eles precisam passar a fronteira do Nepal para o Tibete e começar o caminho de volta para o Brasil. A data prevista para a chegada de Paulo e Helena Coelho no Brasil é, provavelmente, o dia 13.
Mais velho no cume – O japonês Katsusuke Yanagisawa, de 71 anos, se tornou o mais velho montanhista a alcançar o topo do Everest. Ele conseguiu o feito no dia 22 deste mês com uma expedição neozelandesa. A marca anterior era do também japonês Takao Arayama, que subiu os 8.848 metros no ano passado, então com 70 anos.
Este texto foi escrito por: Redação Webventure
Last modified: maio 29, 2007