Foto: Pixabay

Carros e caminhões competem pelo Brasileiro de Cross-country no feriado

Redação Webventure/ Offroad

Prova começa em BH (foto: David dos Santos Jr/ www.webventure.com.br)
Prova começa em BH (foto: David dos Santos Jr/ www.webventure.com.br)

A partir de amanhã (7), a cidade de Belo Horizonte (MG) recebe as feras do cross-country nacional para a disputa do III Rally das Geraes, válido como segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross-country para carros e caminhões. A prova terá cerca de 1000 quilômetros e 300 de especiais, passando por diversas cidades do interior mineiro. “Essa prova será um acerto para os pilotos que irão ao Rally dos Sertões”, comenta Luiz Fernando Caetano Machado, diretor da prova.

Os principais nomes da modalidade já confirmaram presença na disputa, como Klever Kolberg, André Azevedo, Maurício Neves, Guilherme Spinelli, Ingo Hoffmann, Lourival Roldan, Edu Piano, Guido Salvini, entre outros.

Na terceira colocação do Brasileiro, Spinelli prevê uma prova difícil. “Por ser uma prova de longas distâncias e com trechos bastante variados, vai exigir mais dos carros, dos pilotos e navegadores, deixando a disputa ainda mais acirrada. Faz tempo que não corremos provas longas, com outras características.”

Ingo Hoffmann, que também corre na Stock Car, está entusiasmado com a volta às pistas de terra: “já faz mais de dois meses que não temos provas e não vejo a hora de voltar a pilotar nas especiais do Rally das Geraes, que são consideradas de alto nível técnico”, comenta.

A prova – “Não haverá muita quebradeira. Será uma prova de cross-country com técnica, beleza e baixo custo”, avisa Machado. A disputa do Rally das Geraes é apenas para carros e caminhões. O Brasileiro para motos e quadriciclos (Rally Rota Sudeste) acontece na mesma data, mas em Ilha Comprida, litoral sul de São Paulo.

A prova será disputada em laço, ou seja, as especiais começam e terminam no mesmo lugar. A grande vantagem desse tipo de prova é que facilita para as equipes de apoio, reduz os custos e proporciona maior visibilidade para o público. “Os apoios praticamente não terão que andar pela terra. Isso aumenta a segurança da prova e diminui os custos para as equipes”, comenta o organizador.

A liderança na categoria Protótipos é da dupla paranaense Maurício Neves e Clécio Maestrelli, que venceram o Rally de Barretos, primeira etapa do Brasileiro. Nos caminhões, o líder é Guido Salvini, que corre com os navegadores Weidner Moreira e Fernando Chwaigter. “Espero que seja um rali muito bom em relação ao trajeto. Nossas lembranças do ano passado são ótimas, passamos pela Serra do Cipó que é uma região linda”, afirma Salvini.

Na quinta-feira, os pilotos fazem a largada promocional no Boulevard Arrudas, em Belo Horizonte. A prova começa mesmo na sexta (8), com a disputa da primeira especial. Os pilotos se deslocam para Conceição do Mato Dentro e realizam a prova até Congonhas do Norte. Serão duas especiais no mesmo trecho, retornando para Belo Horizonte no final da tarde.

No sábado (9), a prova sai de BH e a largada para a terceira especial será em Cardeal Motta. Os pilotos passarão também por Morro do Pilar e Itambé do Mato Dentro. A última especial sairá do Itabira com destino a Jaboticatubas.

“Vamos ter cautela para não desgastar o equipamento no primeiro dia. No segundo, se for necessário, andaremos muito forte. Queremos demais essa vitória”, afirma Salvini, que vai em busca do tricampeonato brasileiro nos caminhões.

Classificação do Campeonato Brasileiro (após a 1ª etapa):

Protótipos
1) Mauricio Neves / Clecio Maestrelli
2) Felipe Bibas / Emerson Cavassim
3) Guilherme Spinelli / Marcelo Vivolo

Caminhões
1) Guido Salvini/ Weidner Moreira/ Fernando Chwaigter
2) Felício Bragante /Matheus/ Nelson Corder
3) Amable Barrasa/ Edu Sachs/ Raphael Bettoni

Este texto foi escrito por: Redação Webventure

Last modified: junho 6, 2007

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure