Argentino Personal vence a primeira barla-sota da competição (foto: Roberta Spiandorim/ www.webventure.com.br)
Direto de Ilhabela – A primeira regata barla-sota da Semana de Vela acaba de terminar em Ilhabela. O maior veleiro da competição, o Phoenix/ Mitsubishi, de Souza Ramos, liderou toda a regata, que contou com ventos inconstantes, e contornou todas as bóias na liderança. No entanto, no tempo corrigido foi o argentino Personal, do comandante Jose Estevez, quem faturou a vitória após 2h14min37 de prova.
Na chegada, os próprios velejadores apostavam na vitória do argentino, que ontem sofreu com a falta de vento quando contornava a Ilha de Alcatrazes e conquistou apenas a quinta colocação. Corremos bem, avaliou o comandante argentino Jose sobre a disputa de hoje. Sobre o possível favoritismo de seu barco na classe IMS 500, o comandante prefere ser cauteloso. Vamos pouco a pouco, passo a passo, disse.
O segundo colocado no corrigido foi o Cristabela, do comandante Dário Galvão, apenas 1min42 de diferença do líder, e em terceiro o Mitsubishi, 1min44 atrás. Temos feito um bom trabalho em conjunto, os táticos junto com os trimmers da vela. O que eu falo para eles é qual a direção do barco que eu quero, eles regulam a vela e o Eduardo pilota. avaliou o tático Gáton Brun, do Mitsubishi. Hoje fizemos um trabalho muito bom, velejamos muito bem, as manobras foram muito boas, complementou.
O Sorsa III, que a partir de hoje passou a ser comandado por Lars Grael conseguiu o quarto lugar. A regata foi muito difícil, muita variação da intensidade e direção do vento. Tivemos uma má largada, uma boa recuperação no bordo da esquerda no primeiro contravento, daí fizemos um ótimo vento em popa e depois fomos recuperando cada vez mais, mas fizemos um errinho no final que pode custar posições importantes, previu Grael antes que saísse o resultado.
Hoje o barco alterou bastante o comando porque até ontem minha função era de ser o tático. Como o Celso Quintela, que é comandante do barco, viajou para a Europa, eu assumi hoje o leme do barco. Então hoje faltou a figura do tático. Eu tive um suporte para isso do Eduardo Penido, mas perdemos um pouco daquela harmonia que tivemos ontem. Vamos tentar recuperar isso amanhã e voltar para briga, avaliou Lars.
Ranking – O resultado de hoje acumulado com o da Regata de Alcatrazes deixa o Sorsa na liderança da IMS 500 com cinco pontos perdidos. Em segundo está o Cristabela, também com cinco, seguido do Áries IV/ Cutty Sark, de Jorge Zarif, que ontem fez o segundo lugar e hoje o quinto. O Mitsubishi está em quarto.
Este texto foi escrito por: Roberta Spiandorim
Last modified: julho 9, 2007