Foto: Pixabay

Quadriciclos ganham categoria exclusiva no Rally dos Sertões

Redação Webventure/ Parceiros

Antes na disputa ao lado das motos, veículos serão divididos em quatro classes com resultados separados

SÃO PAULO (SP) Cada vez mais atuantes no cenário esportivo nacional, os quadriciclos terão uma categoria à parte na 15ª edição do Rally dos Sertões. O evento, que é válido como etapa do Campeonato Mundial de Rally Cross Country para quadris e motos, será realizado de 5 a 18 de agosto. Estão programados cerca de cinco mil quilômetros de desafios naturais, com largada em Goiânia (GO) e chegada em Salvador (BA).

Antes competindo junto com as motos, os quadriciclos contarão com resultados próprios e serão repartidos em quatro classes: de 250cc até 350cc, até 500c, até 750cc e a partir de 750cc. As três primeiras categorias contarão pontos para o Mundial da modalidade organizado pela FIM, a Federação Internacional de Motociclismo.

“Antes nós fazíamos essa separação entre motos e quadriciclos de maneira informal. Agora ficará mais simples para todo mundo”, diz o paulista Carlo Collet, o primeiro a desafiar o Rally dos Sertões em um quadriciclo, em 2001, e atual campeão da prova.

Ele tem se empenhado em garantir o título na categoria em 2007: “Estamos acertando motor e suspensões. Meu quadriciclo vai beirar os 150 km/h”. Collet está confirmado na categoria acima de 750cc e descreve como é a emoção de pilotar a potente máquina. “Guiar um quadriciclo é como pilotar um kart em um carro de Rally. A dirigibilidade é muito gostosa”, completa o piloto.

Os quadriciclos têm estrutura e visual semelhantes à de um triciclo. Para participar do Rally dos Sertões, a preparação é livre, desde que a máquina tenha sistema de iluminação com geração própria de luz. Os modelos de competição priorizam leveza, alta potência, eficiente suspensão e um baixo centro de gravidade. O grande desafio para pilotos e equipes é o acerto para os diferentes tipos de pisos.

Programação do Rally dos Sertões 2007

5/8 – Abertura da Secretaria de Prova (14h às 18h)
6/8 – Secretaria de Prova / Vistorias técnicas
7/8 – Secretaria de Prova / Vistorias técnicas
8/8 – Prólogo, largada promocional e show do Jota Quest
9/8 – Largada de Goiânia (GO) / Minaçu (GO)
10/8 – Minaçu (GO) / Palmas (TO)
11/8 – Palmas (TO) / Alto Parnaíba (MA) * Etapa Maratona
12/8 – Alto Parnaíba (MA) / São Raimundo Nonato (PI)
13/8 – São Raimundo Nonato (PI) / Barra (BA) * Etapa Maratona
14/8 – Barra (BA) / Lençóis (BA)
15/8 – Lençóis (BA) / Senhor do Bonfim (BA)
16/8 – Senhor do Bonfim (BA) / Aracaju (SE)
17/8 – Aracaju (SE) / chegada em Salvador (BA)
18/08 – Festa de premiação

O Rally Internacional dos Sertões é organizado e promovido pela Dunas Race e tem patrocínio da Goodyear, Secretaria de Esportes do Governo da Bahia, Banco HSBC e Petrobras.

Este texto foi escrito por: Vipcomm

Last modified: fevereiro 23, 2017

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure