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Organização comenta o Sertões 2007 especial por especial

Redação Webventure/ Offroad

Fransiosi/Capoani venceu o Sertões 2006 nos carros (foto: Theo Ribeiro / www.theoribeiro.com.br )
Fransiosi/Capoani venceu o Sertões 2006 nos carros (foto: Theo Ribeiro / www.theoribeiro.com.br )

Nesta segunda-feira os competidores do 15° Rally Internacional dos Sertões conheceram mais detalhes sobre as nove etapas da prova, que larga de Goiânia no dia 8 de agosto e chega em Salvador dez dias depois. O primeiro briefing da competição aconteceu no Teatro Gazeta, em São Paulo.

No encontro o presidente da Dunas Race, Marcos Ermírio de Moraes, e a executiva da empresa organizadora do rali, Simone Paladino, explicaram os pontos mais importantes da organização da prova, além do roteiro.

“O Du Sachs foi criterioso na junção e construção do roteiro. Conseguimos linkar três características importantes: Reunir o conhecimento de outras edições para fazer um rali novo; ter a ajuda de ferramentas como o Google Earth para levantar o roteiro; e acionar os contatos que o Du Sachs fez durante esses anos todos para conseguirmos permissão para passar em locais inéditos”, explicou Marcos, que completou dizendo que essa é a edição mais difícil da história.

O responsável pelo levantamento do percurso do Sertões, Du Sachs, aumenta o coro. “Todo ano falamos que será o mais difícil. Mas desta vez, eu com minha experiência de preparar o roteiro e também ser competidor de rali, posso afirmar que estamos falando sério”, preveniu.

Seis dias de tensão – A organização adiantou que neste ano os primeiros seis dias serão bastante difíceis. “É bem possível que no sétimo dia já teremos apontados os favoritos a vencerem o Rally dos Sertões 2007”, comentou Du Sachs.

“A estratégia e a logística será muito importante nesta edição. Assim como no ano passado, as equipes menores terão chances de vencer. Não é só acelerar. Todos que entrarem no 15° Rally dos Sertões têm chances de um lugar no pódio”, completou Marcos Ermírio.

A velocidade média do rali será menor que nos anos anteriores, alguns dias serão bem travados e com navegação difícil. Os deslocamentos estão maiores, assim como a média das especiais. “Teremos um rali longo, optamos por fazer deslocamentos longos para podermos ter especiais de alto nível em diferentes partes do país”, explicou o presidente da Dunas Race. O Sertões 2007 terá 4.776 quilômetros, sendo que 2.471 de trechos cronometrados, o que representa 52% do percurso em competição. “É uma das maiores médias que já tivemos”, concluiu.

Acompanhe a seguir as especiais com os comentários de Marcos Ermírio de Moraes.

Veja abaixo um resumo das nove etapas do 15° Rally Internacional dos Sertões com o comentário do organizador Marcos Ermírio de Moraes.

1ª etapa Goiânia (GO) Minaçu (GO)
249 Km de deslocamento inicial;
334 Km de especial;
7 Km de deslocamento final;
“Será uma especial completa, com piso predominante de cascalho. Parte dela será pela famosa especial do “Tranca”, que já realizamos em outras edições. Passaremos mais uma vez pelo nosso velho conhecido Rio Bagagem e teremos belíssimas paisagens em Goiás”.

2ª etapa Minaçu (GO) Palmas (TO)
20 Km de deslocamento inicial;
392 Km de especial;
271 Km de deslocamento final;
“Teremos uma especial de retas longas de piso bom, principalmente nos últimos 60 quilômetros, um trecho muito rápido. Lembrando que as motos não terão limite de velocidade e os carros são limitados em 150km/h”.

3ª etapa Palmas (TO) Alto Parnaíba (MA) Etapa Maratona
125 Km de deslocamento inicial;
358 Km de especial;
2 Km de deslocamento final;
“É um trecho inédito no Rally dos Sertões. Estaremos passando pelo norte do Jalapão. Neste dia, ao chegar em Alto Parnaíba, os competidores só poderão abastecer, sem fazer nenhuma manutenção nos veículos. Para levantar essa especial tivemos a ajuda do Google Earth, principalmente na junção do fim da etapa até a cidade-destino. Vamos passar por regiões com plantações e raízes no caminho. A etapa será menor para os caminhões, terá cerca de 100 quilômetros, e provavelmente será interrompida na cidade de Lizarda”.

4ª etapa Alto Parnaíba (MA) São Raimundo Nonato (PI)
4 Km de deslocamento inicial;
309 Km de especial;
330 Km de deslocamento final;
“Neste dia teremos todos os ingredientes do Cross-country, com vários tipos de terreno: terra, lama, talco, e cascalho em subida de serras. Os competidores só poderão realizar os consertos nos veículos após largarem neste dia”.

5ª etapa São Raimundo Nonato (PI) Barra (BA) Etapa Maratona
51 Km de deslocamento inicial;
394 Km de especial;
48 Km de deslocamento final;
“Batizamos essa especial de ‘Sertões 15 anos’. É um dia fantástico. Passará por um longo trecho de areia, e uma parte da especial que comemorou os 10 anos de rali. Pela primeira vez na história, os carros e caminhões terão um neutralizado para reabastecimento. Fizemos alguns testes com dois tipos de carro e o consumo nessa região cai para 3 km/l”.

6ª etapa Barra (BA) Lençóis (BA)
110 Km de deslocamento inicial;
241 Km de especial;
153 Km de deslocamento final;
“Aqui o rali começa a ficar mais ameno. Será uma etapa com pouca areia, poucas pedras e erosões. Os pilotos terão 90 quilômetros para acelerar bastante”.

7ª etapa Lençóis (BA) Senhor do Bonfim (BA)
265 Km de deslocamento inicial;
170 Km de especial;
43 Km de deslocamento final;
“Deixa de ter areia, passa a um chão mais duro, com cascalho. Volta a ter erosão, pedras e pontes, como no início da prova”.

8ª etapa Senhor do Bonfim (BA) Aracaju (SE)
18 Km de deslocamento inicial;
170 Km de especial;
298 Km de deslocamento final;
“Será uma etapa mais travada, com trechos de serra e exigindo bastante da navegação. As referências não serão muito óbvias e terá diversas saídas da via principal”.

9a etapa Aracaju (SE) Salvador (BA)
195 Km de deslocamento inicial;
103 Km de especial;
107 Km de deslocamento final;
“Aqui o Du Sachs caprichou. Os primeiros 26 quilômetros vão beirar a praia, com estradas de areia por dentro de coqueirais. Terão passagens por pequenos córregos, em um trecho muito prazeroso para todos os veículos. É um dia de relax, muito gostoso de acelerar. Nessa época do ano costuma chover na região de Salvador, poderá ter poças pelo caminho. Os últimos quilômetros serão parecidos com o Rally dos Amigos: trilhas de areia com reflorestamento de eucaliptos. A chegada será no Farol da Barra, provavelmente ao som de um trio elétrico”.

Este texto foi escrito por: Daniel Costa

Last modified: julho 17, 2007

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