Foto: Pixabay

Velejadores partem para as últimas regatas do Pan

Redação Webventure/ Vela

Scheidt não acredita em regatas nesta sexta-feira (foto: Thiago Padovanni/ www.webventure.com.br)
Scheidt não acredita em regatas nesta sexta-feira (foto: Thiago Padovanni/ www.webventure.com.br)

Com quase três horas de atraso, a comissão de regatas do Pan-americano autorizou os velejadores partirem para as raias onde serão disputadas as provas de hoje. O vento na Baía de Guanabara demorou para entrar, e apenas às 14h45 a autorização saiu.

Ainda assim, o vento é fraco na Baía, já chegou a apenas dois nós. Alguns veleiros tiveram de ser rebocados até a raia. “Acho que hoje não vai ter regata. Vamos direto para a Medal Race, amanhã. Para mim é ruim, porque estava em uma evolução progressiva nesse Pan-americano”, comentou Robert Scheidt. “Amanhã a regata será complicada, ela é curta e pode ser decidida na largada, ou na primeira bóia”, completou o brasileiro.

Ao fim do dia, serão classificados os cinco melhores de cada classe para a disputa da regata da medalha neste sábado.

De todos os brasileiros, nas nove classes pan-americanas, apenas Adriana Kostiw e Bernardo Low-Beer estão fora da zona de classificação para meda race e têm hoje a última chance de irem para a final. Kostiw começa o dia na quinta colocação, e Low-Beer está em oitavo.

O peso da vela – Na disputa particular entre Brasil e Cuba pelo segundo lugar geral do Pan-americano, no quadro de medalhas, a Vela pode ter um peso forte a favor dos brasileiros.

O país tem quatro veleiros na primeira colocação, que precisam apenas defender o posto para conseguir o ouro. Bernardo Arndt e Bruno Oliveira lideram desde a primeira regata, e têm 11 pontos perdidos, contra 20 da dupla da Guatemala.

Alexandre Paradeda e Pedro Tinoco, na Snipe, também lideram, com 12 pontos perdidos, contra 14 dos uruguaios. Após duas vitórias nas regatas de ontem, Ricardo Winicki, o Bimba, é o primeiro colocado da RS:X masculino com 12 pontos perdidos, contra 16 do segundo lugar, mexicano.

Com uma campanha impressionante, os brasileiros da J24 liderados por Maurício Santa Cruz saíram do último lugar no primeiro dia, para a liderança. Estão agora com 10 pontos perdidos, um a menos que o quarteto argentino. “Hoje queremos velejar bem e abrir vantagem para os uruguaios [que estão em terceiro lugar, com menos 18 pontos], para amanhã poderemos marcar os argentinos”, disse Santa Cruz.

Este texto foi escrito por: Redação Webventure

Last modified: julho 27, 2007

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure