Foto: Pixabay

Compromisso com as iniciativas é uma das principais características do Programa no Piauí

Redação Webventure/ Offroad

Criança brinca com o boneco (foto: Divulgação)
Criança brinca com o boneco (foto: Divulgação)

Após encerrar as atividades na isolada Mateiros, a equipe da Ação Social encarou novamente uma das piores estradas do percurso de 2007 e, depois de um dia de deslocamento, chegou ao município de São Raimundo Nonato, no Piauí, onde se reencontrou com o Rally dos Sertões. Lá, as ações do dia 13 de agosto foram realizadas na Escola Municipal Inocêncio Pereira de Carvalho, no povoado Pé do Morro.

Novamente a recepção foi calorosa: toda a comunidade aguardava a equipe, que foi recebida com muito carinho e com uma grande festa. Emocionados, os voluntários visitaram, ainda de noite, o prédio da biblioteca recém-inaugurada da comunidade, construída após a primeira visita da equipe e inteiramente montada com o acervo doado pelo programa. O prédio foi oficialmente aberto com uma cerimônia que envolveu todos os presentes.

Na visita, o teatro de marionetes realizado pela Cia. de Inventos agregou alunos e professores no pátio da escola, contribuindo para o clima de integração das atividades em educação.

Justamente por perceberem que o teatro consegue prender a atenção dos menores até mesmo para assuntos mais delicados, como de saúde, os voluntários decidiram ministrar nesta segunda etapa, além do teatro, uma oficina de manipulação de marionetes para os professores. “O workshop foi muito especial, pois percebemos que professores e alunos realmente se envolveram. No final, eles fizeram uma apresentação unindo todos os elementos que havíamos ensinado, como o teatro de sombras e o de bonecos”, afirmaram Bernardo Rohrmann e Renata Franca, da Cia. de Inventos

Histórias – Os professores e gestores da biblioteca da escola atendida também participaram da oficina de “contação” de histórias. Nesta visita, o voluntário Bruno Menegatti mostrou como alguns elementos sonoros e cenográficos podem ser suficientes para incentivar a leitura em sala de aula. A nova oficina também tem como objetivo analisar os trabalhos de catalogação e organização de empréstimos do acervo que a comunidade agora dispõe.

Cientes de que tanto esforço para incentivar o hábito de ler não terá um efeito real se o estudante não conseguir enxergar direito, os voluntários têm dado seqüência também ao projeto “Mais visão para a Educação”. Em São Raimundo, nenhuma das pessoas atendidas pelo programa haviam passado por um oftalmologista. Comprovando a importância da iniciativa, cerca de 10% dos exames tiveram como resultado miopia acima de 7 graus detectada.

Na área de saúde, foram realizados 108 atendimentos de Clínico-Geral, 63 de Odontologia e 79 de Oftalmologia (com a indicação de 38 óculos). Além disso, foram feitos também gratuitamente 30 testes de pressão e 55 de glicemia, totalizando 335 atendimentos médicos diretamente.

Este texto foi escrito por: Instituto Brasil Solidário

Last modified: agosto 14, 2007

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure