Foto: Pixabay

Veja o desempenho do Brasil na Pré-Olímpica de vela na China

Redação Webventure/ Vela

Bimba costuma dizer que quando há ventos fracos  a regata se nivela por baixo (foto: Thiago Padovanni/ www.webventure.com.br )
Bimba costuma dizer que quando há ventos fracos a regata se nivela por baixo (foto: Thiago Padovanni/ www.webventure.com.br )

Desde a última quarta-feira (15/08) acontece em Qingdao, na China, o último evento teste dos Jogos Olímpicos de 2008 e as regatas têm sido realizadas na mesma raia da competição do ano que vem. No primeiro dia Èolo não colaborou e os ventos impediram que fossem realizadas as primeiras regatas em algumas classes, mas nessa quinta-feira todos os velejadores foram para a água.

Na classe 470 Fernanda Oliveira e Isabel Swam ainda não conseguiram se adaptar ao vento fraco característico da região e ficaram com a 19ª colocação no geral. No primeiro dia, a falta de vento e a forte correnteza fizeram com que elas largassem escapadas e tomassem uma punição. “Acabamos sendo desclassificadas. Foi um dia bem difícil. Sem vento, muita correnteza e bem ruim para nós. Não é o início que se espera em um campeonato, mas as coisas devem melhorar nos próximos dias”, ressaltou Fernandinha.

O segundo dia, apesar de ter ventos, não foi melhor para a dupla brasileira, que chegou a estar em boas colocações nas disputas, mas não conseguiu aproveitar algumas oportunidades. “O vento estava fraco e o mar muito mexido, com ondas grandes e bem difícil de velejar. Cometemos alguns erros táticos e também não estávamos muito entrosadas dentro do barco, o que dificultou o nosso trabalho”, comentou a timoneira.

A liderança é das suecas Therese Torgersson e Vemdela Zachrisson, que venceram as duas regatas disputadas hoje.

Campeões Mundiais – Quem também teve problemas no vento fraco foi a dupla campeã mundial Robert Scheidt e Bruno Prada. Depois da frustração de não poderem ir para água no primeiro dia devido à falta de ventos, eles obtiveram um quinto e um segundo lugar e ocupam a vice-liderança da competição, com sete pontos perdidos.

“Desta vez o vento finalmente chegou, apesar de fraco. A raia é bem difícil, com vento rondado e mudando de intensidade muito rapidamente. O importante é manter a média e, aos poucos, conhecer melhor a raia”, adverte Scheidt.

A primeira disputa teve vitória dos suecos Fredrik Loof e Anders Ekstrom, seguido pelos britânicos Ian Percy e Andrew Simpson. Na segunda regata, os suíços Flavio Marazzi e Christoph Christen chegaram à frente de Scheidt e Prada. Com um ponto de vantagem, a liderança é dos franceses Xavier Rohart e Pascal Rambeau, que chegaram em terceiro na duas regatas.

“Nas duas regatas viemos de trás, sendo que na segunda regata estávamos em nono e passamos sete barcos até cruzar a linha em segundo. O barco do estaleiro Mader está bastante competitivo. Foi bom ter chegado com antecedência para ajustá-lo”, contou Bruno Prada, proeiro da dupla.

Patrícia Castro, medalha de prata no Pan na RS:X feminina, também competiu apenas no segundo dia devido à falta de ventos. “Hoje tiveram duas regatas e eu fui mal nas duas. Na primeira eu e a espanhola Marina Alabau estávamos aparentemente na frente, só que o vento rondou totalmente e caímos quase para últimas colocadas”, comentou a velejadora que está na 17ª posição.

Já na segunda disputa, ela arriscou um lado da raia, mas não obteve sucesso. “Eu fui para o lado oposto do que eu fui na primeira, mas deu vento do outro lado”, completou a competidora de 18 anos que se mostra otimista com as competições dos próximos dias. “Tudo bem, amanhã tem mais regata”.

Na 49ers os brasileiros obtiveram um bom resultado: André Fonseca e Rodrigo Duarte ficaram com a segunda colocação, sendo superados apenas pelos espanhóis Iker Martinez e Xavier Fernandez. A dupla grega Athanasios Pachoumas e Athanasios Siozios foi a terceira colocada.

De acordo com os resultados publicados no site oficial da competição, João Signorini ocupa a 17ª colocação da classe Finn, Adriana Kostiw é quinta na Laser Radial, Bruno fontes lidera na Laser e Bimba é o 12º na RS:X masculina.

As próximas disputas estão agendadas para a madrugada dessa sexta-feira, a partir das 2h (Hora de Brasília), já que Qingdao está 11 horas à frente do horário da capital federal. Se as condições de vento forem favoráveis, serão disputadas duas regatas por dia, até o dia 25/08.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: agosto 16, 2007

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure