Foto: Pixabay

Jipeiro Edu Piano faz história agora nos caminhões

Redação Webventure/ Offroad

Edu estréia com vitória (foto: Donizetti Castilho/ www.webventure.com.br)
Edu estréia com vitória (foto: Donizetti Castilho/ www.webventure.com.br)

O piloto Eduardo Domingues, mais conhecido como Edu Piano, já havia entrado para a história do Rally dos Sertões de 2005 ao se tornar o primeiro campeão entre os carros a ter origem nos jipes. Agora, dois anos depois, o jipeiro paulista consegue o segundo título, em outra categoria: nos caminhões, ao lado do navegador Solon Mendes.

Edu, que ganhou o sobrenome por causa da loja de pianos da família, não passa perto do instrumento há tempos. Sua paixão pelo off-road o consome. E essa é a explicação para seu sucesso. A estratégia que o consagrou com o título nesta sexta-feira é bem parecida à utilizada em 2005, quando despachou Guilherme Spinelli, Ulysses Bertholdo e Klever Kolberg.

“Busquei as vitórias nas primeiras etapas. Depois, foi administrar”, resume o piloto, que cumpriu à risca a lição. Tanto é que aproveitou o fato de seu caminhão ser bem mais leve que os concorrentes (o que chegou a levantar reclamações) para garantir o primeiro lugar no prólogo, na primeira, segunda, terceira e quinta etapas.

Na estrada – O jipeiro que começou sua vida fora-da-estrada em 1990, com um Willys azul na Serra da Cantareira, tratou de andar no bloco da frente nas especiais que se seguiram no Sertões 2007 e entra para o pequeno hall de pilotos que já conseguiram ser campeões deste rali em duas categorias diferentes.

Desde quando o Sertões foi aberto para os carros, em 1996, Edu Piano é sempre presença certa. “A primeira vez foi com um Suzuki. Em 1999 competi com uma picape JPX. A partir de 2000 fui com L200, até chegar na Chevrolet, em 2003”, lembra o piloto, que começou a se consagrar com o título da Mitsubishi Cup. “Das cinco edições, venci três.”

As dificuldades pela transição entre os carros e os caminhões foram diminuídas graças à experiência de Edu, que era chefe da equipe de apoio Território 4×4 no Sertões de 2005, por exemplo, o time serviu quatro carros e um caminhão. “Eu comecei preparando carros de amigos. Hoje eu só mexo nos carros dos outros lá na Território e no meu não consigo mexer”, brincou, quando de seu primeiro título no rali mais importante da América Latina.

Este texto foi escrito por: Jorge Nicola / Webventure

Last modified: agosto 17, 2007

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure