Team Germany em disputa na 32ª America´s Cup (foto: ACM 2007/ Stefano Gattini)
No final do mês de agosto, o time defensor do título da Americas Cup Alinghi aceitou a participação da equipe alemã United Internet Team Germany como desafiante na próxima edição do evento, em 2009. Com o alemão, já são cinco times confirmados para a 33ª Americas Cup, que acontecerá novamente em Valência, na Espanha, em 2009.
Estamos orgulhosos e felizes por ver o time alemão retornar à Americas Cup depois de sua primeira experiência na 32ª edição da competição, disse Michel Hodara, porta-voz da organização do evento. Além do Team Germany, a competição de match races ainda contará com a participação do espanhol Desafio Español, o sul-africano Team Shosholoza, o britânico Team Origin e o neozelandês Team New Zealand.
Assim que a 32ª edição do evento terminou, algumas novidades já foram divulgadas. Em 2009, a competição terá uma nova classe, com barcos maiores, mais velozes e com maior número de tripulantes. O defensor Alinghi e todos os seus desafiantes ainda estão discutindo todos os detalhes desta nova classe e as regras desta disputa.
Polêmica – Justamente devido a estas mudanças, Societé Nautique de Genève (Alinghi) e o Golden Gate Yacht Club (BMW Oracle, que também participou da edição passada) se envolveram em uma polêmica. O yacht clube americano alega que o defensor, além de ter aceitado um candidato ilegítimo, está tentando impor regras que lhe são favoráveis.
Como os dois não entraram em um consenso, a Suprema Corte de Nova Iorque decidiu abrir um processo, em que ouvirá os argumentos de ambos os lados. A decisão será dada no dia 22/10.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: setembro 12, 2007