Foto: Pixabay

Rali do Marrocos tem novo líder após quarta etapa

Redação Webventure/ Offroad

Volkswagen já não tem mais as três primeiras posições. (foto: Volkswagen/Divulgação)
Volkswagen já não tem mais as três primeiras posições. (foto: Volkswagen/Divulgação)

Os 244 quilômetros de dunas da especial desta sexta-feira do Rali do Marrocos mudaram os rumos da classificação geral. Depois de vencer na quarta e quinta, Carlos Sainz teve um dia não muito bom e foi ultrapassado no acumulado dos tempos por seu companheiro de equipe, o sul-africano Giniel de Villiers – a prova vale como quarta etapa do Mundial de Rally Cross-country.

Villiers e seu navegador Dirt Von Zitzewitz precisaram de apenas 2h35min31 para percorrer o trecho cronometrado em Zagora. Quem mais se aproximou deles foi Nasser Al-Attiyah, que corre com uma BMW na companhia de Alain Guehennec (eles ficaram a 3min56). Sainz e Michel Perin chegaram com o terceiro melhor tempo (a 7min58).

“Passei o Sainz muito cedo, ainda no km 50, e daí para frente o mais difícil foi encontrar o caminho certo”, explica Villiers. “Fiz uma ótima especial e teria conseguido uma vantagem ainda maior na liderança se não tivesse batido numa pedra e furado o pneu já no final do trecho cronometrado. Mas ainda tem muita coisa para acontecer nos dois longos dias de rali”, prevê.

Já o brasileiro Paulo Nobre, também conhecido como Palmeirinha, sofreu em meio às montanhas de areia e só registrou a 16ª marca da sexta-feira (a 1h27min07). Para piorar, os franceses Dominique Housieaux e Jean-michel Polato, que ocupam a sexta colocação na classificação geral, se saíram bem no deserto marroquino e fecharam a participação hoje em quarto lugar.

“Tivemos um problema com erva de camelo na descida de uma duna, que acabou comprometendo todo nosso rendimento. No final da especial ainda perdi a embreagem e fui obrigado a trocar as marchas direto”, lamenta Palmeirinha. “Bateu o medo de ficar no meio da especial e ver o rali acabar”, reconhece.

Mais longe – Palmeirinha e o navegador Felipe Palmeiro seguem na sétima posição no acumulado dos tempos. Eles têm 13h40min02, com 2h40min48 de desvantagem em relação a Villiers, o novo líder. Porém o sonho de chegar em sexto lugar ficou bem distante hoje, já que Housieaux está 1h16min38 mais rápido que o piloto da BMW.

“Fiquei feliz por ter evoluído nas dunas, mas triste por causa do resultado, que foi ruim. Até ontem, estava em sétimo com o sonho de chegar em sexto. Agora continuo em sétimo, mas com o pesadelo do oitavo colocado colado na gente. A única chance de ganhar posição é se alguém da frente quebrar”, finaliza Palmeirinha.

Já na ponta da tabela, a disputa é bem mais acirrada. Villiers conta com a marca de 10h59min14. Sainz terá mais duas etapas para tirar a vantagem do sul-africano de 3min27. “As dunas no início da especial estavam muito difíceis e foi quando o Giniel nos ultrapassou. Também perdemos alguns minutos no fim, por causa da navegação”, explica Sainz.

Depois dos resultados de hoje, a terceira colocação também tem novo dono: Attiyah ultrapassou Carlos Souza e agora está a 34min15 da primeira posição. Neste sábado há boas chances de o Rali do Marrocos se definir, já que será a maior especial de todas, com 344 quilômetros de especiais em meio.

Resultados do 4º dia
1) Giniel de Villiers e Dirk Von Zitzewitz 2h35min31
2) Carlos Sainz e Michel Perin a 3min56
3) Nasser Al-Attiyah e Alain Guehennec – a 7min58
4) Dominique Housieaux e Jean Polato – a 18min56
5) José Luis Monterde e Jean Lurquin – a 20min28
16) Paulo Nobre e Filipe Palmeiro – a 1h27min07

Classificação geral após três etapas
1) Giniel de Villiers e Dirk Von Zitzewitz 10h59min14
2) Carlos Sainz e Michel Perin a 3min27
3) Nasser Al-Attiyah e Alain Guehennec – a 21min36
4) Carlos Souza e Andreas Schulz – a 34min15
5) Mark Miller e Ralph Pitchford – a 1h00min43
7) Paulo Nobre e Filipe Palmeiro a 2h40min48

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: setembro 28, 2007

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure