Foto: Pixabay

IBS realiza 3ª etapa do Programa de Desenvolvimento Sustentável

Redação Webventure/ Offroad

Alunos em contato com a informática (foto: Instituto Brasil Solidário)
Alunos em contato com a informática (foto: Instituto Brasil Solidário)

A equipe do Instituto Brasil Solidário seguiu viagem e, nos dias 26 e 27/10, esteve em Ponte Alta (TO), onde realizou a 3ª etapa do Programa de Desenvolvimento Sustentável na Escola Municipal Sabino Ferreira Medeiros.

Esta é uma das escolas cuja biblioteca foi preparada para receber computadores, já que lá o contato dos alunos com o meio digital de fato não existia. Este projeto, antigo sonho dos gestores do Instituto e da diretoria do Rally dos Sertões, está sendo desenvolvido graças ao patrocínio da Fundação Itaú Social, que está financiando as máquinas que estão sendo montadas nas escolas e bibliotecas.

A escola está recebendo computadores, impressora, copiadora e scanner e ainda softwares doados pela Microsoft. Entre as etapas II e III, as Secretarias Municipais de Educação trabalharam em conjunto com o IBS para que a sala estivesse pronta para receber os computadores, com cabeamento, pontos de acesso à internet, maquinário, suporte técnico e professor de informática.

“Queremos que o computador auxilie os alunos em suas pesquisas escolares e seja mais um instrumento para administrar o acervo de livros. Além disso, a avaliação de impacto destes locais poderá ser entregue ainda em formato digital”, destacou o voluntário e educador Bruno Menegatti.

Nesta visita, o responsável por cada biblioteca está sendo treinado por Bruno para usar o equipamento, catalogar todo o acervo e coordenar as pesquisas dos alunos. Outros materiais, como a capacitação do projeto “Entre na Roda”, da Fundação Volkswagen, também estão sendo entregues.

Além de Ponte Alta, todas as demais escolas beneficiadas pelo PDSE/2007 estão recebendo uma máquina fotográfica digital, todas doadas pela Mirage. Através da inclusão digital pela fotografia, a equipe gestora do IBS espera acompanhar o progresso e a multiplicação dos trabalhos nas comunidades, mesmo à distância.

“O Programa que vocês trouxeram para nosso município está possibilitando a independência de nossas escolas. Estamos muito gratos e felizes, prontos para dar continuidade a este projeto com nossos professores”, comentou Kátia Maria Tavares, da Secretaria de Educação de Ponte Alta.

Nesta etapa, na área da saúde foram realizados 29 atendimentos odontológicos e 71 óculos foram entregues a população de Ponte Alta. O boletim foi enviado do maquinário instalado no local.

Este texto foi escrito por: Instituto Brasil Solidário

Last modified: outubro 29, 2007

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure