11 de dezembro – Dia Internacional das Montanhas (foto: Filippo Croso)
Para comemorar o dia Internacional das Montanhas, Milton Dines, da Diretoria de Meio Ambiente da CBME – Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada, repassa uma mensagem da Mountain Partnership, uma aliança de parceiros que se preocupam com questões relacionadas à conservação e desenvolvimento sustentável nas montanhas de todo o planeta, e acrescenta:
Para os montanhistas, as montanhas são locais que amamos, que freqüentamos, e pelas quais nos importamos.
No Dia Internacional das Montanhas é importante lembrar que além de praticantes de esportes de montanha, os montanhistas organizados em federações estaduais, integrantes da CBME – Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada, participam ativamente de iniciativas de conservação, integrando os conselhos consultivos e câmaras técnicas de unidades de conservação em áreas de montanha e organizam iniciativas próprias como o Projeto Adote uma Montanha.
Segue abaixo a mensagem da Mountain Partnership:
As montanhas são cruciais para a vida na Terra, assim como os oceanos ou as florestas tropicais. As montanhas são fonte de água doce para metade da humanidade. Também são os repositórios da diversidade genética que ajuda a alimentar o mundo. Mas as montanhas também estão ameaçadas pelas mudanças climáticas, pela super-exploração e pela degradação ambiental. As comunidades de montannha estão entre as populações mais pobres e esfomeadas do mundo: um número desproporcional de 840 milhões de pessoas subnutridas vive em áreas de montanha.
O Dia Internacional das Montanhas é uma oportunidade para sensibilizar a sociedade sobre a importância das montanhas para a vida, destacar as oportunidades e dificuldades no desenvolvimento destas áreas e construir parcerias que trarão mudanças positivas para as montanhas e as terras altas do mundo.
O Dia Internacional das Montanhas 2007, com o tema Encarando as Mudanças Climáticas em Áreas de Montanha, apresenta uma oportunidade para se aumentar a consciência de que as mudanças climáticas globais são uma realidade premente, que as montanhas são particularmente afetadas, e que estas mudanças tem importantes implicações para o ser humano que vive nestas áreas ou fora delas.
Fonte: http://www.mountainpartnership.org
Este texto foi escrito por: Filippo Croso
Last modified: dezembro 11, 2007