Foto: Pixabay

Canoagem brasileira fecha ano com conquistas históricas

Redação Webventure/ Rafting e canoagem

Brasil conquista ouro inédito no Pan Rio 2007 (foto: Thiago Padovanni/ www.webventure.com.br)
Brasil conquista ouro inédito no Pan Rio 2007 (foto: Thiago Padovanni/ www.webventure.com.br)

O ano de 2007 teve ótimos resultados para a canoagem brasileira. Os atletas conquistaram títulos importantes e inéditos em várias categorias, além da organização de competições de destaque dentro do país como o Pan-americano do Rio e o Campeonato Mundial de Slalom, por exemplo.

Um dos atletas de maior destaque foi Sebastián Cuattrin, que conquistou uma medalha de prata no K1 1000m e, junto com Edson Silva, Guto Campos e Roberto Maheler, a medalha de ouro da categoria K4 1000 m, durante os Jogos Pan-americanos do Rio. Com essas conquistas, Cuattrin tornou-se o quarto brasileiro com mais medalhas em Pan-americanos. O atleta é responsável por 11 das 17 medalhas da canoagem nos Jogos. “Fizemos história no Rio de Janeiro”, disse Pedro Sena, técnico da seleção brasileira de canoa.

Além dessas conquistas, o Brasil conseguiu mais uma prata e dois bronzes durante o Pan do Rio, nas provas de C2 1000m, C1 500m e C2 500m, respectivamente.

“Provamos para muita gente que a canoagem irá crescer muito mais no Brasil. Agora é hora de buscar mais parceiros e começar 2008 com entusiasmo e visando as Olimpíadas de Pequim”, disse João Tomasini Schwertner, presidente da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa). “A canoagem brasileira está de parabéns. A quebra de todos esses recordes é reflexo do desenvolvimento da canoagem no Brasil”, completou Cuattrin.

Desempenho além do Pan – Outro evento em que o Brasil também fez história foi no Campeonato Mundial de Rafting, realizado na cidade de Inje, na Coréia do Sul, entre os dias 27 de junho e 2 de julho. Os componentes da equipe Alaya Bozo-d’Água, formada por nove canoistas de Brotas (SP), foi a grande campeã. “Era nosso sonho ganhar o Campeonato Mundial. Treinamos muito duro durante todo ano para que isto acontecesse e valeu à pena!”, afirmou Lucas Core, capitão da equipe.

O Campeonato Mundial de Canoagem Slalom, realizado em Foz do Iguaçu, em setembro, também foi um sucesso para a canoagem brasileira. Foi a primeira vez que o Brasil sediou a disputa, que reuniu os 284 melhores atletas de 62 países. Os resultados serviram como classificatória para as Olimpíadas de Pequim.

Apesar do Brasil não ter conseguido nenhum pódio e, consequentemente, nenhuma das vagas olímpicas em disputa, teve a sua melhor atuação na história: quatro atletas se classificaram para as semifinais da competição. A próxima chance brasileira de garantir uma vaga para Pequim será em abril, no Campeonato Continental, em Charlotte, nos Estados Unidos. “Vamos buscar ano que vem rechear ainda mais nosso calendário, além de mais uma participação olímpica para o Brasil”, confirmou Tomasini.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: dezembro 14, 2007

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure