Foto: Pixabay

Cerapió terá serra e sertão para ciclistas

Redação Webventure/ Biking

Temperaturas altas serão constante. (foto: Thiago Padovanni/ www.webventure.com.br)
Temperaturas altas serão constante. (foto: Thiago Padovanni/ www.webventure.com.br)

Os participantes do Enduro-Rally Cerapió terão de enfrentar 223 quilômetros entre os dias 23 e 26 de janeiro, na categoria bike. As maiores dificuldades dos competidores serão as variações de altitude em serras no Ceará e o forte calor do sertão no Rio Grande do Norte.

No total, serão quatro etapas, uma por dia. A largada ocorre em Maranguape (CE) e a chegada está prevista para Botafogo (PE). As inscrições continuam sendo feitas pelo site www.cerapio.com.br para as oito categorias.

Assim que partirem, os bikers enfrentarão 1.500 metros de pura dificuldade, numa subida na Serra da Aranha. Para se ter uma idéia do paredão que irão enfrentar, basta lembrar que a altitude passa de 80 metros do nível do mar para mais de 530 metros. “Essa será a prova de fogo, porque os atletas ainda não estarão aquecidos e sob efeito da adrenalina que antecede a largada”, explica o diretor da modalidade, Zenardo Maia.

O primeiro dia de competição terá um total de 60 quilômetros, a partir das 8 horas do dia 23. No dia seguinte, a prova chega ao calor do sertão em Mossoró, capital do Oeste potiguar. Em 52 quilômetros, a paisagem do roteiro será de barro e a vegetação típica da caatinga.

Mais chão – No dia 25, o percurso da prova volta a crescer. Serão 52 quilômetros de Mamanguape (PB) até Lucena (PB). Os atletas partem às 9 horas e chegam às 15 horas. Na paisagem, poucas variações no relevo e muita fartura. Nesse trajeto, existem criações de gado, canaviais e muitas plantações, inclusive de frutas.

No quarto e último dia, a competição sai de Condado (PE) para Botafogo, em Pernambuco. Os “single tracks”, ou “veredas” são uma característica marcante durante todo o percurso. Apesar das passagens estreitas, a maioria dos locais permite a ultrapassagem dos atletas, apesar de não permitirem a passagem de carros ou carroças. Em alguns locais, será preciso carregar a bike nas costas em riachos ou subidas.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: janeiro 8, 2008

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure