Foto: Pixabay

Elite da vela nacional se prepara para seletiva olímpica

Redação Webventure/ Vela

Na RS:X masculina  Bimba é favorito (foto: Thiago Padovanni/ www.webventure.com.br)
Na RS:X masculina Bimba é favorito (foto: Thiago Padovanni/ www.webventure.com.br)

A partir da próxima sexta-feira (8), atletas da vela irão disputar, na Baía de Guanabara (RJ), a seletiva que irá definir os representantes brasileiros nas Olimpíadas de Pequim, em agosto deste ano, para seis classes do esporte. Em algumas delas, existem favoritos, enquanto que em outras, a disputa será acirrada. O certo é que a competição será de alto nível.

Na classe RS:X masculina, Ricardo Winicki, o Bimba, é o grande destaque. Ele ganhou a medalha de ouro no Pan-Americano do Rio, foi campeão mundial em Cascais, em 2007, e quarto colocado na Olimpíada de Atenas. Porém, Bimba não foi bem no último mundial. Pela primeira vez na carreira, ele não ficou entre os 10 melhores. “Cheguei em cima da hora à Nova Zelândia e sofri muito no começo da competição. Quando já estava mais adaptado não deu tempo de reagir no torneio”, lamentou o atleta.

No RS:X feminino, uma das que têm mais chances de vitória é Patrícia Castro, medalha de prata no Pan do Rio. “Tenho consciência de que não será uma seletiva fácil. Ao contrário, existe um grupo forte de velejadoras, todas muito determinadas a brigar por representar o Brasil na Olimpíada.”, disse a atleta. Entre as suas principais adversárias e candidatas também à vaga na equipe brasileira estão Patrícia Freitas, vice-campeã do Pré-Pan de Vela de 2007, e Carol Borges, 47ª colocada no Mundial da Nova Zelândia.

Classe 470 – Outras atletas de destaque são Fernada Oliveira e Isabel Swan na classe 470. A dupla garantiu a vaga olímpica para o Brasil com o sétimo lugar no Mundial de Cascais, em julho do ano passado. “A raia será a mesma que estamos treinando no Rio e isso ajuda muito a nos sentirmos mais a vontade nas regatas. Antes disso treinamos duro em Porto Alegre”, disse Fernanda.

“Não há muito que fazer na última hora, o que vale agora é a preparação dos últimos anos. A evolução foi grande, é claro que temos muito a melhorar, mas acredito que tenhamos atingido um nível técnico muito bom, suficiente para vencer a Pré-Olímpica. Agora é manter a tranqüilidade para executar o que treinamos”, completou a velejadora.

A seletiva será realizada em 14 regatas, a partir do próximo sábado (9). A vela é o esporte com o maior número de medalhas olímpicas para o Brasil. Duas classes já têm seus representantes definidos para Pequim: André Fonseca e Rodrigo Duarte na 49er, classificados no Campeonato Mundial de Sorrento, e Fabio Pillar e Samuel Albrecht na 470, garantidos no Mundial de Port Phillips.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: fevereiro 4, 2008

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure