Foto: Pixabay

Seletiva Brasil de Laser tem início no Rio de Janeiro

Redação Webventure/ Vela

Ventos fracos marcam primeiras regatas (foto: Divulgação/ ZDL)
Ventos fracos marcam primeiras regatas (foto: Divulgação/ ZDL)

A Seletiva Brasil de Laser, que definirá o representante brasileiro nos Jogos Olímpicos de Pequim, em agosto, teve início neste domingo (24), no Rio de Janeiro, após o cancelamento das provas no sábado anterior, graças à falta de ventos.

Mesmo com ventos fracos, entre 4 e 7 nós, as regatas tiveram início na tarde de domingo com surpresas na classificação. Líder do ranking brasileiro e um dos grandes favoritos à vaga, o catarinense Bruno Fortes chegou apenas em quinto na primeira regata, mas reverteu o resultado na segunda regata, disputada com ventos entre 5 e 8 nós, e conseguiu assegurar a primeira colocação. Na classificação geral, Fortes está em terceiro lugar.

“O dia foi bom. Cheguei a liderar a primeira regata, mas minha condição estava muito ruim e acabei caindo para a quinta colocação. Na segunda regata larguei muito bem e consegui liderar de ponta a ponta . Vou torcer para o vento aumentar”, analisou Bruno.

Guilherme Barboza, segundo na classificação geral, venceu na primeira regata, mas caiu para a quarta posição na segunda prova do dia. “Foi um começo excelente, ainda mais por ser um dos mais novos por aqui. Treino com o Bruno Fontes e me espelho nele. Vencer a primeira regata foi maravilhoso”, disse o atleta de 18 anos. “Treino com ele e vê-lo vencer uma regata aqui foi muito bom. Quem sabe no final não acontece uma dobradinha nossa”, falou o veterano Bruno Fortes sobre seu “pupilo”.

Já o líder da competição até o momento, Alexandre Tinoco, atribuiu a liderança aos ventos fracos do fim de semana. “Essa condição de pouco vento está me favorecendo, já que tenho peso baixo. Se continuar assim irei bem. Os resultados do domingo foram ótimos, mas sei que assim que o vento entrar os favoritos vão andar na frente”, disse o carioca que ficou em segundo lugar nas duas regatas do dia.

Muita competição pela frente – Ainda restam 12 das 14 regatas totais do evento. Serão disputadas duas por dia com número mínimo de 11 provas. Entre os 23 velejadores, estão o campeão mundial de J-24, Maurício Santa Cruz, o segundo colocado na seletiva da classe Finn, Jorge João Zarif, Marco Grael, filho de Torben Grael e Adriana Kostiw, que tentará garantir a vaga nacional no Laser Radial no mundial da classe, em Auckland, na Nova Zelândia, de 13 a 20 de março.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: fevereiro 25, 2008

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure