Foto: Pixabay

Bruno Fontes está muito próximo da vaga olímpica

Redação Webventure/ Vela

Fontes e Couto são os únicos que ainda lutam pela vaga olímpica (foto: Divulgação/ ZDL)
Fontes e Couto são os únicos que ainda lutam pela vaga olímpica (foto: Divulgação/ ZDL)

A Seletiva Brasil de Vela para os atletas da classe Laser Standard, que está acontecendo na Baía de Guanabara (RJ), termina nesta sexta-feira (29). O catarinense Bruno Fontes está a um passo da vaga para os Jogos de Pequim, em agosto deste ano. Com um primeiro e um quarto lugar nas duas regatas da última quinta-feira (28), Fontes acumulou 29 pontos perdidos e agora só precisa de um quinto lugar na primeira regata da sexta para se garantir nas Olimpíadas 2008.

Com essa pontuação, o único atleta que conseguiria tirar a vaga das mãos de Fontes é o carioca Eduardo Couto, que venceu a seletiva na classe Finn, e já está garantido em Pequim. “Vou para cima do Eduardo na primeira regata para definir logo isso. Estou com um pé na China e outro chegando”, afirmou Fontes, que foi reserva de Robert Scheidt em dois Pan-Americanos e na Olimpíada de Atenas. “Sempre lutei contra o Robert, um grande ídolo, nos últimos anos. Agora que ele trocou de classe é a minha hora. Treinei seis meses para esta competição e não vou decepcionar”, completou o velejador.

“O campeonato está quase definido. Matematicamente o Bruno tem vantagem, mas também tenho chance e vou lutar até o fim”, disse Couto. Diferente dos fortes ventos que sopraram na Baía de Guanabara durante a última quarta-feira (27), os atletas tiveram dificuldades na quinta com ventos de oito nós durante a primeira regata e de menos de três nós na segunda.

Outras classes – A equipe brasileira de vela ainda pode conquistar mais vagas para as Olimpíadas 2008. Os atletas Bruno di Bernardi e Mário Tinoco estão disputando o mundial da classe Tornado, em Takapuna Beacha, no golfo de Hauraki, na Nova Zelândia. Caso consigam uma boa colocação na disputa, estarão automaticamente classificados para Pequim. Após 10 regatas, a dupla brasileira está na 33ª colocação geral, o que, até o momento, não os classificaria para a equipe olímpica.

Na classe Laser Radial, Adriana Kostiw concocorrerá por uma das seis vagas que ainda restam para as Olimpíadas, e que serão disputadas no mundial, também na Nova Zelândia. A competição começa no dia 13 de março e dura até o dia 20 do mesmo mês.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: fevereiro 29, 2008

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure