Alex perdeu 20 kg treinando bike indoor (foto: Lilian El Maerrawi/ www.webventure.com.br)
Treinar mountain bike, para muitos, é subir na bike e ir para pistas e circuitos cross-country pedalar. Mas na verdade há outras maneiras de se treinar para a modalidade sem sair do lugar. É o que fazem os atletas que moram em grandes cidades como São Paulo e que a rotina não permite que eles dediquem muito tempo aos treinamentos, e então optam pela bike indoor, praticada nas academias e também conhecida como spinning.
É o caso de Alex Constâncio, que participou da Clínica MTB Soul, dada por Mario Roma, Odair Nascimento e Adriana Pereira no último fim de semana (1 e 2), em Pindamonhangaba (SP). Eu sempre gostei muito de esporte e procurei orientação médica para começar a praticá-lo, mas sou publicitário e não tenho muito tempo de treinar, ou trabalhar forte nos treinos, então comecei a treinar fora do horário comercial. Eu levantava às 5h30, treinava das 6h às 7h30, ia pro trabalho, saía da agência e treinava das 19h30 às 23h todos os dias na academia.
E os treinamentos dentro da academia renderam bons resultados para Alex, além de 20 quilos a menos na balança. Treinei forte por um ano e comecei a competir. No começo eu entrava na competição e sempre terminava do meio pra baixo, como foi no Interestadual. Hoje, quase três anos depois de começar os treinos, eu já termino as provas da primeira metade dos classificados. Abaixei meu tempo em uma hora já, conta Constâncio.
Resistência e Condicionamento – O indoor me preparou bem na resistência física por fazer treinos longos, me deixou forte, mas claro que ele não te dá técnica de trilha. Na modalidade você consegue ter técnica de pedalada, empurrar e puxar o pedal, de respiração e de postura. Minha família não acreditava que eu conseguiria chegar onde cheguei, dizia que eu estava sacrificando meu corpo em vão, disse o atleta e publicitário.
Ainda falta muito pra aprender de técnica em trilha, mas eu já tenho uma boa noção. Mas na Clínica eu pude ter conhecimento de muita coisa, principalmente nas aulas de pilotagem. Esclareci dúvidas como a técnica de levantar a bike e colocá-la no ombro. Hoje eu aprendi que colocando o banco no ombro que é mais rápido na hora da prova. Por não saber disso eu caí em muitas disputa que fiz. Agora não cometo mais esse erro, finalizou Alex.
Veja também:
Este texto foi escrito por: Lilian El Maerrawi
Last modified: março 4, 2008