Modelos neste ano serão mais leves. (foto: Divulgação)
Entre os dias 13 e 16 de março será realizada a 14ª edição da Copa Baja SAE Brasil, na cidade de Piracicaba (SP). A competição que reúne projetos de baja feitos por estudantes de engenharia de todo o país contará com a presença de 68 equipes, de 54 universidades.
A grande novidade dos modelos neste ano está na redução de peso. Os bajas estão em geral 20% mais leves que no ano passado, quando pesavam 165 quilos. Desta maneira, espera-se que eles sejam mais ágeis durante as provas e tenham menor consumo de combustível.
Uma das equipes favoritas ao título é a formada pela FEI (Fundação Educacional Inaciana). A faculdade se orgulha de ser tetracampeã nacional e bicampeão mundial em 2007 obteve tanto o título do SAE Brasil quanto o do SAE mundial.
Os estudantes apostam na leveza e no conforto dos carros FEIBaja1, apelidado de Crocoloco, e FEIBaja2, o Dipton, totalmente projetados e construídos por eles. Somente as duas primeiras equipes melhores classificadas representam o Brasil na disputa internacional, que este ano será em Quebec, no Canadá, de 11 a 14 de junho.
O desafio dos alunos é sempre buscar aprendizado, desde a resolução de problemas e convivência em equipe até o estudo de melhorias para os carros, explica o professor Roberto Bortolussi, coordenador do curso de Engenharia Mecânica e também do projeto Baja FEI.
As provas – Durante os quatro dias de disputas, os estudantes enfrentam dos tipos de provas: as estáticas – Inspeção Técnica e de Segurança, Verificação do Motor, Avaliação de Projeto (são analisados quesitos como Manutenção, Integridade Estrutural, Produção em Massa, Qualidade de Execução, Originalidade, Conformidade de Projeto, Conforto do Operador, Relatório de Projeto e Relatório de Custos) e as dinâmicas Aceleração, Velocidade Máxima, Tração, Manobrabilidade, Subida de Rampa e Enduro.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: março 11, 2008