Poster do evento (foto: Divulgacão)
No próxima sexta-feira (4), o auditório da Faculdade de Educação Física da Unicamp recebe o escalador Maurício Tonto Clauzet para uma palestra sobre a expedição que fez em 2007 à quinta maior montanha do mundo – o Makalu, situada na cordilheira do Himalaia.
Tonto chegou até os 7.000m de altitude, muito longe dos 8.463m do cume, porém mesmo assim passando por uma experiência incrível.
Para chegar ao campo base do Makalu foram 10 dias de caminhada, aproximadamente 130km, começando a 500m de altitude e chegando aos 5.700m do Campo Base, um lugar remoto, nada turístico. Eram a única expedição lá em 2007, sem encontrar mais ninguém, nem na aproximação.
Tonto fez a escalada junto com Irivan Burda, Waldemar Niclevicz e Pemba Jungbu Sherpa. Foi uma experiência extrema para mim em alguns momentos, relembra o escalador, pois nunca havia ido para o Himalaia escalar, nunca havia estado em um dos 8.000m. Não é fácil encarar uma montanha dessas em apenas quatro pessoas. As condiçoes estavam bem difíceis, e nenhum de nós fez cume, o mais alto que chegaram foi 7.800m. É uma escalada bem comprometida, pois é um lugar remoto, sem possibilidade de resgate de helicóptero nem no campo base. O último ponto onde pousa helicóptero está um dia de caminhada descendo do campo base.
A palestra será às 18h45 no auditório da FEF Faculdade de Educação Física da Unicamp, no prédio onde fica a biblioteca da FEF e também onde fica o muro de escalada do GEEU.
Este texto foi escrito por: Filippo Croso
Last modified: abril 2, 2008