Foto: Pixabay

Canoagem: Brasil conquista apenas uma vaga nas Olimpíadas

Redação Webventure/ Rafting e canoagem

Nivalter vai às Olimpíadas (foto: Thiago Padovanni/ www.webventure.com.br)
Nivalter vai às Olimpíadas (foto: Thiago Padovanni/ www.webventure.com.br)

Terminou no último domingo (18) o Campeonato Pan-americano de Canoagem Velocidade, válido como pré-olímpico da modalidade para os Jogos de Pequim, em agosto. Participaram da disputa, realizada no Canadá, atletas da Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Cuba, Equador, México, Guatemala, Paraguai, Porto Rico, Uruguai, Estados Unidos e Venezuela, nas modalidades caiaque e canoa, distâncias de 200, 500 e 1000 metros.

A vaga veio com o jovem Nivalter Santos, na canoa. É a primeira vez que o Brasil terá representantes na modalidade. “As pessoas precisam sonhar e este resultado que conseguimos é prova disto”, comemora Pedro Sena, técnico do atleta.

“Ele dominou praticamente toda a prova do C1 500m e perdeu apenas nos metros finais para o cubano Aldo Pruna, mostrando que o nível do Nivalter é um dos melhores do mundo. Agora, vamos treinar ainda mais, adquirir mais experiência em competições internacionais e ir preparado para Pequim”, comentou Sena.

Conquista – A vaga veio no critério técnico, já que apenas o vencedor das provas iria para as Olimpíadas. Como o Canadá venceu as provas do C2 1000m e C2 500m, e os canadenses apenas poderiam se classificar no C2 500m a vaga iria para o segundo lugar da prova do C2 1000m, que seria o México, já classificado. Com isso, a vaga foi para o segundo lugar no C1 500m.

Em 2007, Nivalter ganhou destaque ao conquistar a primeira medalha brasileira na canoa nos Jogos Pan-americanos. O atleta foi descoberto pelo técnico Pedro Sena através do projeto social Navega São Paulo realizado na Baixada Santista.

“Remamos contra os melhores do mundo. Esta conquista premia o trabalho que realizamos durantes esses três anos com o Nivalter, que tem apenas vinte anos e um grande futuro na canoagem, demonstrando que a canoagem brasileira ainda pode dar muitas alegrias para o esporte do Brasil”, comemorou João Tomasini Schwertner, presidente da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa). Já estão planejadas a participação do atleta em duas etapas da Copa do Mundo de Canoagem, visando uma melhor preparação para Nivalter.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: maio 19, 2008

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure