Foto: Pixabay

Como montar uma corrida de aventura e começar no esporte?

Redação Webventure/ Corrida de aventura

Nome: Ygor
Idade: 22 anos
Dúvida: Sou formado em Educação Física e, é claro amante de esportes, entre eles os de aventura. Costumo fazer trekkings, rapel, escaladas pequenas e outros mais convencionais… Morando em Mato Grosso do Sul, sei da grande diversidade de paisagens encontradas aqui, inclusive até mesmo dentro da cidade, Campo Grande, nossa capital. Essas diversidades fazem do nosso estado um extraordinário campo para os esportes de aventura, porém não há incentivo de nenhuma parte! Gostaria de saber mais informações de como, por exemplo, montar um grupo de corrida, uma federação em um estado, um clube e até mesmo uma corrida, mesmo que seja pequena! Sou um jovem sonhador e aventureiro, tenho 22 anos e sei que meu estado tem um grande futuro para os esportes de aventura, basta coragem e persistência para começarmos a entra neste mundo maravilhoso dos esportes aliados a natureza.

Resposta: Caro Ygor, entendo perfeitamente o que fala e sua preocupação. Estive participando, há três anos atrás, dos Jogos Mundiais de Aventura, que aconteceram em Cuiabá. Lá pude perceber a riqueza natural da região. Imagino que em Campo Grande e redondezas, também haja.

São caminhos diferentes que devem ser tomados. Talvez o que esteja mais a caminho de se promover, a curto prazo, seria o de formar grupos de corrida. Comece a descobrir quais as pessoas que tem interesse como você. Outros que gostem de esportes e de aventura.

Marque então encontros semanais para treinos, em algum parque, ou praça em horários convenientes a todos. Mesmo que o grupo comece com três pessoas. Se a cada semana cada um trouxer um novo amigo, em um mês conseguirão juntar um número considerável. Quanto mais treinarem juntos e formarem um clima amistoso, outras pessoas irão surgindo, terão curiosidade e interesse em participar. Tente arrumar em conjunto algumas facilidades para estes treinos, como água, sucos.

Com este grupo, procure então promover atividades diferentes: uma corrida com atividades de corrida de aventura, ou em revezamento, ou em duplas, ou em locais inusitados, uma saída para rapel, ou escalada…

Sozinho é difícil, mas procure pessoas que possam auxiliá-lo. Comerciantes com interesse neste tipo de público são um exemplo. Você pode procurar lojas de artigos esportivos, ou lanchonetes. Peça auxílio a este tipo de comércio, para ajudar a divulgar ou mesmo reunir o pessoal. Peça auxílio também ao jornal da cidade para ajudar a divulgar. Ações como esta, acabam sendo bem recebidas pelos jornais.

Conseguir promover alguma corrida é o mais apropriado, mas demanda mais conhecimento e recursos.

Promovendo uma competição, aparecerão mais pessoas. Mas para isso precisará de mais ajuda, principalmente para viabilizar.

Com um grupo de estudantes de Educação física, creio que é mais viável dar o início.

O mais importante, você mesmo falou, tenha paciência e seja persistente. Pode não conseguir tão rápido, mas aos poucos conseguirá atrair mais pessoas para sua idéia.

Resposta concedida por Rafael Campos, capitão e navegador da equipe QuasarLontra. Rafael é oficial da reserva do Exército, praticante de corrida de aventura desde 1999, guia de rafting e socorrista. Foi campeão de uma das maiores corridas solo do mundo, na Costa Rica em 2006. Único atleta brasileiro campeão de 2 grandes provas internacionais realizadas no Brasil (EMA99 e Ecomotion Pro 2006), e também único atleta brasileiro presente nos últimos quatro campeonatos mundiais de corrida de aventura. Ganhou o prêmio de melhor corredor de aventura e navegador em 2006 pela APCA e GoOutside. Diretor da Ideal Treinamento Corporativo.

Este texto foi escrito por: Redação Webventure

Last modified: maio 12, 2008

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure