Foto: Pixabay

O mergulho pode causar doenças?

Redação Webventure/ Mergulho

Nome: Leila (PE)
Idade: 22
Dúvida: Gostaria de saber o que acontece fisicamente com um mergulhador. Sei que o mergulho pode causar algumas doenças como a embolia, por exemplo. Mas qual seria a explicação física pra isso?

Resposta: O mergulho em si não causa doenças.

O fato gerador dos problemas normalmente são:

  • a falta de conhecimento (curso/formação),
  • a falta de planejamento para a prática (tabelas de descompressão) e não cumprimento às regras de segurança, estes sim poderão levar à algum acidente, dentre eles o de embolia traumática pelo ar, conhecida também por ETA.

    Ocorre no mergulho scuba (autônomo) ou até mesmo na prática proibida de pesca com auxílio de ar comprimido (scuba ou narguile – mangueira que fornece ar ao pescador), neste último com maior freqüência, porém poucos relatos, por se tratar de ato ilegal praticado nas costas brasileiras que dizima peixes e lagostas.

    É um acidente decorrente da expansão do ar nos pulmões do mergulhador enquanto ele está retornando à superfície, devido à diminuição da pressão durante a subida, que faz com que o ar dentro dos pulmões aumente de volume, provocando sérias lesões ou até a morte. Esse efeito é explicado pela Lei de Boyle (física) onde, à medida em que a pressão externa diminui, o volume de ar no interior dos pulmões se expande.Tendo os pulmões uma elasticidade limitada, poderá haver uma hiperdistenção alveolar e, em casos extremos, poderão romper-se, criando bolhas de ar na corrente sanguínea.

    Constatada a hiperdistenção alveolar, os efeitos poderão ser: choque reflexo (sem ruptura), pneumotórax sem embolia (com ruptura), ou a embolia pelo ar, cujo quadro é o mais grave. Esta variação é ainda maior nos últimos 10 metros.

    Portanto a ETA pode ocorrer até mesmo em pequenas profundidades, basta o mergulhador não expirar o ar, subindo com ele retido nos seus pulmões.

    A ETA não é vista no mergulho livre, pois neste o mergulhador utiliza somente o ar de seus pulmões que se comprime e se expande dentro dos limites do volume inicial inspirado na superfície.

    Recomendo a leitura dos artigos:
    http://www.brasilmergulho.com/port/artigos/2004/018.shtml
    http://www.brasilmergulho.com/port/artigos/2004/007.shtml

    Resposta concedida por Karol Meyer, detentora de quatro Recordes Mundiais, dois pan-americanos e 22 sul-americanos. AIDA Instructor Trainer, CREF SC 010088-P, eleita em 2007 “Best Freediver” (melhor mergulhadora no mundo), além do Troféu ICARE como Best Coach (melhor treinadora) de apnéia em 2006. Dentre suas façanhas, foi a primeira atleta a quebrar a barreira dos 6’00 e a segunda mulher no mundo a ultrapassar a barreira dos 7 minutos sem respirar (7 min18s submersa). Atua como Instrutora de mergulho livre e palestrante. Site: www.karolmeyer.com.

    Este texto foi escrito por: Redação Webventure

    Last modified: junho 11, 2008

  • [fbcomments]
    Redação Webventure
    Redação Webventure