Foto: Pixabay

Rubens Donizete e Jaqueline Mourão levam vaga olímpica no Mountain Bike

Redação Webventure/ Biking

Pscheidt vence a prova  mas vaga fica com Rubinho (foto: Divulgação/ Murilo Abacherli)
Pscheidt vence a prova mas vaga fica com Rubinho (foto: Divulgação/ Murilo Abacherli)

Os brasileiros Rubens Donizete e Jaqueline Mourão carimbaram nesse domingo (13) o passaporte para os Jogos Olímpicos de Pequim no Mountain Bike. Rubinho foi vice-campeão do Campeonato Brasileiro da modalidade, disputado em São Bento do Sul (SC), enquanto Jaque ficou com o primeiro posto.

A competição foi realizada em uma pista muito técnica, segundo os organizadores, num trajeto de quase cinco quilômetros e forte variação de subidas e descidas. A prova masculina foi definida nos últimos mil metros, com vitória de Ricardo Pscheidt, numa disputa acirrada com Rubinho.

O medalhista de prata no Pan do Rio de Janeiro tinha 130 pontos acumulados no ranking olímpico e somou mais 108 (total de 238) para garantir de vez a ida a Pequim, enquanto Pscheidt tinha 49 pontos e somou mais 120 pela vitória (total de 169). A terceira colocação ficou com Edivando de Souza Cruz, que na soma total marcou 208 pontos.

Mulheres – Diferente dos homens, na prova feminina os cerca de dois mil expectadores que prestigiaram o evento acompanharam o domínio de Jacqueline. Sob um sol de quase 30ºC, ela venceu de ponta a ponta, com meia volta de vantagem para a segunda colocada, Érika Gramiscelli.

Jaque finalizou a seletiva olímpica com 100% de aproveitamento, somando 250 pontos, contra 214 de Érika, sua concorrente mais direta pela vaga antes do início do Brasileiro. A terceira colocação da prova ficou com Roberta Stopa, que no acumulado geral ficou com 159 pontos.

“O circuito é muito legal, tinha muitas subidas, que são o meu forte, um verdadeiro Mountain Bike”, comentou Jaque. Ela disse ainda que estava muito ansiosa, mas que a preparação psicológica que vem sendo feita foi muito importante. “Foquei a prova como um filme, visualizei o objetivo e o conquistei. Esse é o foco da psicologia esportiva”.

Passada a pressão para a conquista da vaga, a brasileira agora vai disputar a Copa do Mundo de MTB em Mont-Sainte-Anne, Canadá, nos próximos dias 26 e 27, como forma de preparação para a China. “Quero saber até onde posso chegar no físico e no mental”, enfatiza.

Atualizada às 16h28

Este texto foi escrito por: Alexandre Koda

Last modified: julho 13, 2008

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure