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Etapa do Brasileiro de Tijucas é a mais rápida, segundo os pilotos, e definirá líderes

Redação Webventure/ Offroad

Equipes se preparam para a etapa do rali (foto: Rafaella Malucelli/ www.webventure.com.br)
Equipes se preparam para a etapa do rali (foto: Rafaella Malucelli/ www.webventure.com.br)

Direto de Tijucas (SC) Motores aquecidos e preparados para a 4ª etapa do Rali Brasileiro de Velocidade, que acontece em Tijucas, litoral de Santa Catarina. Os primeiros carros já largaram na pista, que soma um total de 183 quilômetros e três especiais desafiadoras (duas de alta velocidade e uma mais travada). Todas as categorias estão bem disputadas e depois desta etapa, que marca o meio da prova, algumas posições serão definidas.

É o caso da categoria N4. Édio Fuchter/ Gilvan Jablonski estão empatados em primeiro com Osvaldo Sheer/ Gilson Rocha somando 26 pontos. As duas duplas possuem uma vantagem em relação aos terceiros colocados, Guilherme Spinelli/ Marcelo Vivolo, que correm em casa. “Conseguimos andar bastante aqui na pista, fizemos o levantamento, e mesmo estando em desvantagem, esperamos terminar na frente de um dos dois”, disse Guilherme Spinelli.

Oswaldo acredita que essa prova será seu grande desafio, pois exige melhor performance em alta velocidade. “Nas outras etapas os ralis foram mais travados e com chuva, nos quais obtive melhor desempenho. Hoje teremos um rali rápido com características favoráveis para as outras duas duplas, e será meu teste. Estar na frente de multi campeões é um trabalho árduo”, revela.

Édio Fuchter diz que a pressão maior é a responsabilidade de fazer bonito frente à família e os amigos que estão presentes. Quanto ao rali, o piloto se mostra confiante. “Aqui em Tijucas vamos sair um na frente outro atrás. Corremos a oito anos nesta pista e não tem segredo, é acelerar e ver qual dupla está mais entrosada para ganhar”, afirmou o competidor.

Ecologicamente correto – Na categoria N3, a liderança está nas mãos da dupla Luis Tedesco e Marcos Deblen, que desde a etapa passada apresentaram uma proposta diferenciada no carro. O motor a álcool foi uma iniciativa da Fiat para emitir menos gases poluentes na atmosfera. “Mesmo sabendo que ia diminuir o rendimento inicial do carro, optamos por seguir a linha ecológica. Nosso objetivo é atingir a mesma potência do motor a gasolina até o final da competição”, declara Tedesco.

O piloto, se vencer esta etapa do Brasileiro de Tijucas, será líder da competição com mais folga. Tedesco garante que está com os pés no chão. “Se ganharmos hoje, fica mais fácil. Entretanto estamos na metade do campeonato. Assim como outras equipes preparamos um carro novo para esta competição, o que é um risco, pois podemos ter problemas a qualquer momento. Demos sorte, mas até o final tudo pode acontecer”, finaliza antes de seguir para a largada.

Todas as categorias (N4, N3, A6, N2 e N2 light) já largaram em Tijucas. Os pilotos hoje não terão problemas com o tempo: faz muito sol na cidade catarinense.

Este texto foi escrito por: Rafaella Malucelli, especial para o Webventure

Last modified: julho 20, 2008

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