Foto: Pixabay

Circuito e temperatura desafiaram atletas no MTB 24 Horas

Redação Webventure/ Biking

Prova contou com a presença de estrangeiros (foto: Divulgação/ Fabio Piva)
Prova contou com a presença de estrangeiros (foto: Divulgação/ Fabio Piva)

Vinte e quatro horas pedalando em uma trilha cheia de subidas e decidas e com a temperatura variando entre e 4 e 35ºC. Este foi o grande desafio de cerca de cem competidores que participaram do MTB 24 Horas neste fim de semana, em Itupeva (SP). Os atletas largaram ao meio dia de sábado (19) e completaram a prova por volta do meio dia de domingo (20).

A competição foi realizada nas trilhas do Hotel Quality Serrazul, com 13 quilômetros de circuito. Os competidores deram entre vinte e trinta voltas no percurso.

Para Paulo de Tarso, organizador da prova, o 24 Horas superou as expectativas e agradou a maioria dos competidores que participaram. “O 24 Horas de MTB começou pequeno. As pessoas vão se acostumar com ele daqui uns três anos, mais ou menos. O 12 Horas ainda é o maior evento, o mais conhecido. Mas muita gente se arrependeu no final de não ter participado da prova deste fim de semana”, declarou Paulinho, como é conhecido.

Além das dificuldades no trajeto, os atletas enfrentaram uma diversidade de temperatura muito grande. Tarso contou que durante o dia, o sol era forte na cidade do interior de São Paulo, e chegou à casa dos 35ºC. À noite, os ciclistas pedalaram sob a luz da lua cheia com temperaturas de caíram até os 4ºC. “O problema mesmo é que, enquanto se pedala, a sensação térmica deve ter sido de zero grau, muito gelado”, contou Paulinho.

A previsão para 2009 é que a prova passe para o mês de agosto para não coincidir com o Campeonato Mundial de MTB, para contar com a participação de brasileiros e mais atletas estrangeiros.

Vencedores – Na categoria Solo Masculino, o chileno Waldo Faundez venceu a prova. O atleta completou 27 voltas no circuito. No feminino, a disputa foi acirrada e a liderança foi alternada entre Roberta Kely Campos e Luiza Cerqueira. Mas Roberta liderou grande parte da prova e venceu o 24 Horas.

No Sexteto, a vitória ficou com a equipe Pedal Power, composta pelos atletas Renato de Marchi, Ricardo Andrey Ortiz, Jose Alexandre Chola da Silva, Thiago Cardoso dos Anjos, Rafael Barros Nunes e Marcelo Rodrigues Costa.

A novidade para a prova foi a utilização dos chips para a cronometragem e a participação da equipe da Federação Paulista de Motociclismo para realizar o trabalho com os tempos dos atletas.

Este texto foi escrito por: Bruna Didario

Last modified: julho 20, 2008

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure