Foto: Pixabay

Brasil Wild faz prova técnica e com muita orientação neste sábado (14)

Redação Webventure/ Corrida de aventura

Corrida passará por Paraisópolis (MG) (foto: Divulgação/ Brasil Wild)
Corrida passará por Paraisópolis (MG) (foto: Divulgação/ Brasil Wild)

Uma prova com muita orientação e muito técnica. É assim que Julio Pieroni, organizador do Brasil Wild, define a corrida de aventura que acontecerá nos dias 13 e 14 de setembro, em Gonçalves (MG).

O Brasil Wild 24h voltará a cena após a realização da prova Extreme, em abril, em um percurso de 560 quilômetros pelo sertão de quatro estados nordestinos: Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco. “Essa prova de Gonçalves foi bem mais fácil de organizar”, disse Pieroni.

Serão 130 quilômetros divididos em quatro modalidades, mountain bike, canoagem, técnicas verticais e trekking, com quatro transições entre elas e nove PCs (posto de controle). “A primeira equipe deve terminar o percurso em cerca de 14 horas”, comentou o organizador que comemora o fato de nove entre as dez melhores equipes do Ranking Brasileiro de Corrida de Aventura estarem inscritas no Brasil Wild 24h.

“A prova tem muitos PCs facultativos e mais de um caminho para chegar em alguns lugares. Está bem interessante do ponto de vista estratégico”, ressaltou Julio. “Mas as coisas não serão tão fáceis. Será uma corrida muito disputada, em um ritmo alucinante para todas as equipes, graças às essas opções de tomadas de decisões no percurso”.

A disputa do Brasil Wild será nas categorias quarteto, dupla e solo e será o mesmo percurso para todos. A largada da prova está marcada para às 9h30 de sábado (13), no centro de Gonçalves. Todos deverão completar o percurso até às 14h de domingo (14).

Em um trekking de 16 quilômetros, os participantes já começarão com PC facultativo que dará quatro horas de bônus para os que por lá passarem. A partir daí até o PC 6, as equipes poderão se dividir em duas duplas, porém no sexto posto de controle terá de estar a equipe completa para responder às questões dos PCs virtuais 2 e 4. Ainda nesta perna terá mais três PCs facultativos com bônus de duas horas cada.

“O primeiro trekking será a parte mais difícil e a mais decisiva porque terão muitos PCs facultativos e muitas opções de caminho no mapa. Ali as equipes começarão a sentir dificuldades”, contou Julio.

Os trechos de bike, que juntos somam 76 quilômetros terão como ponto forte os downhills. As subidas serão em progressões leves, mas as descidas serão fortes e íngremes.

No PC 7, na Pedra São Domingos, serão realizadas as técnicas verticais onde somente dois atletas de cada quarteto, um atleta de cada dupla e todos os que correm solo, farão o rapel de 80 metros de altura. Os atletas chegarão lá de bike e a organização pede atenção na descida da Pedra, pois o downhill é grande e há parte de asfalto. “Esse é um dos pontos mais bonitos da prova”, avisa Pieroni.

O único corte da prova acontecerá no PC 8. As equipes que não passarem até às 4h de domingo (14) pelo local, que fica no Pesqueiro Santo Expedito, no bairro dos Martins, deverão pedalar direto para o final da prova.

A canoagem terá uma única perna de 21 quilômetros e para os quartetos e solo será realizada em ducks. Para as duplas a embarcação será “sit on top”, de estrutura rígida. Na transição para essa modalidade, os atletas terão de carregar os ducks e caiaques por um quilômetro, até a margem do rio. “A canoagem é em rio de águas calmas, sem corredeiras e só com correnteza”, alertou o organizador.

Subidas e Descidas – Sobre a altitude da corrida, Julio explica que Gonçalves fica a 1400 metros acima do nível do mar e que a prova chega a cerca de 2050 metros de altitude. “Não dá para afirmar que eles subirão só 650 metros porque em alguns momentos eles vão descer um pouco mais, subir um pouco mais também”, explicou, completando que em certos trechos, os caminhos levam ao município de Paraisópolis.

De acordo com Julio Pieroni, a previsão é de sol nos dois dias, mas como a região é montanhosa, as equipes devem se preparar para encara o frio durante a noite.

O Webventure estará presente em mais esse evento da Brasil Wild e fará a cobertura da prova direto de Gonçalves (MG). Não deixe de conferir on-line todos os momentos desta corrida de aventura!

Este texto foi escrito por: Lilian El Maerrawi

Last modified: setembro 10, 2008

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure