Brasileira está na elite do kayaksurf mundial (foto: Divulgação)
Onde apenas as melhores do mundo estarão, a brasileira Roberta Borsari está também. Ela embarcou nesta semana para a França, onde participará da grande final da Copa do Mundo de kayaksurf, que reúne as melhores atletas do mundo na modalidade.
Ela conquistou a vaga após vencer a etapa de Portugal, a única que disputou no ano. Além desta, ocorram outras quatro: duas nos Estados Unidos, Inglaterra e Espanha. Haveria também uma etapa no Brasil, que acabou não ocorrendo.
A Copa do Mundo surgiu com a intenção de intercalar os Mundiais. É uma prova da elite mundial. O Mundial em si tem várias categorias e a Copa Mundo não, explica Borsari. As vencedoras de cada etapa se classificam automaticamente e as outras vagas são distribuídas de acordo com o ranking mundial.
É uma responsabilidade muito grande, pois sou a única da América Latina a me classificar. Batalhei muito para isso e estava contando com a seletiva Brasil, que não ocorreu. Não tinha programado ir para Portugal. Mas no final deu tudo certo, disse Roberta.
Inédito – A prova será realizada em um local que nunca teve grandes competições de kayaksurf, Ile D´Oleron, a segunda maior ilha da França.
Estou indo sozinha e vou viajar sete horas até o local da competição. Estou muito confiante, pois passei boas experiências em minhas provas, estou crescendo e tenho boas expectativas, comentou a brasileira.
Este texto foi escrito por: Thiago Padovanni
Last modified: setembro 10, 2008