Comandante faz pausa no Brasil antes da estréia (foto: Oskar Kihlborg/ Ericsson Racing Team)
Alicante, na Espanha, é a sede da Volvo Ocean Race 2008/09 e tem em seu porto os oito barcos que disputarão a regata nos próximos noves meses, a partir de 11 de outubro, data da largada da prova. Até lá, a flotilha que fará a primeira regata in-port em 4 de outubro, conta com a Vila da Regata, que será montada em todos os portos que os barcos farão suas dez paradas.
Quem está focado e ansioso para o começo da competição é Torben Grael, comandante do Ericsson Racing Team, a bordo do barco 4 da equipe, que conta com a tripulação internacional e mais dois brasileiros, João Signorini e Horácio Carbelli.
Foram 12 meses de muito trabalho, passamos todo esse tempo 100% focados nos treinamentos, nos preparando para esse momento. Já começa a bater aquela ansiedade, aquela vontade de entrar no barco e ver a competição começar. Nossa equipe fez tudo o que podia em termos de preparação, contando com uma estrutura excepcional, e tem velejadores experientes com vários títulos da Volvo no currículo. Mas nada disso é garantia de resultado. Agora é que vai começar de verdade, disse Torben Grael, em entrevista coletiva no Iate Clube do Rio de Janeiro, na última sexta-feira (19).
Dentre toda as etapas da Volvo, uma chegará ao Rio de Janeiro após a etapa que parte de Qingdao, na China, a maior da regata. Antes disso, ainda, passarão pela Cidade do Cabo, na África, Índia e Singapura. Essa parte do trajeto não fazia parte das outras edições da regata e não pudemos contar com a mesma base de registros históricos. As decisões estratégicas podem ser surpreendentes e determinantes para o resultado nessas etapas, disse o comandante.
Em seguida vamos ter pela frente a perna mais longa da regata, da China para o Brasil, que deve durar de 30 a 35 dias. Neste ano, a temperatura lá estava em torno de -10 graus durante o período em que, no ano que vem, vamos estar saindo de Qingdao. É um obstáculo a mais velejar nessas condições, completou.
Tristeza – Torben Grael voltaria nesta segunda-feira (22) para Alicante, junto com João Signorini e Horácio Carbelli, mas nesta manhã, Ingrid Grael, mãe do velejador, faleceu em conseqüência de um câncer. O velório aconteceu durante a tarde e o enterro é às 17h no Cemitério Parque da Colina, no Alto de Pendotiba, em Niterói (RJ).
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: setembro 22, 2008