Provas de off-road têm a tutela da CBA (foto: Divulgação)
A Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) tem eleição para a presidência prevista para março de 2009. Hoje, a entidade máxima do automobilismo nacional, que rege todas as competições de off-road, é presidida por Paulo Scaglione. Para tentar revolucionar, um grupo de empresários de vários setores da economia, a maioria com conhecimento do sistema político esportivo brasileiro, criou uma chapa, chamada CBA de Verdade, em torno de um programa que já tem o apoio da maioria absoluta das federações automobilísticas reconhecidas pela própria CBA. Foi assinado um termo de responsabilidade, neste mês, em Brasília, e o candidato será Sr. Cleyton Tadeu Correia Pinteiro.
O foco desta proposta é iniciar um trabalho de resgate das atividades regionais e, portanto, de abrangência nacional, o que implica na criação de federações em cada estado do País. Cumprir esta pauta implica em rever, com urgência, as regras atuais e torná-las de fácil compreensão para que sejam seguidas claramente por todos que praticam o esporte.
Um século após a disputa da primeira competição automobilística brasileira, nas ruas do Parque Antártica, em São Paulo, o Brasil ocupa um lugar de destaque no automobilismo mundial. De acordo com a nova chapa, no que se refere ao trabalho da CBA, a evolução mostrada desde sua fundação, em 7 de setembro de 1961, precisa ser ampliada e sua forma de atuação reformulada para que as conquistas de Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Ayrton Senna, para citar tão somente os títulos obtidos na Fórmula 1, tenham continuidade.
Neste processo impõem-se a existência de um Conselho Técnico Desportivo Nacional aberto a todas as modalidades praticadas no território brasileiro e a existência de um Tribunal de Justiça Desportiva soberano e independente. Desta forma teremos elementos básicos para fortalecer o relacionamento com equipes, fabricantes, patrocinadores, promotores e, principalmente, pilotos, ou seja, todos os setores que compõem o sistema vital do automobilismo brasileiro.
Uma CBA de Verdade
Brasília (DF), outubro de 2008
Cleyton Pinteiro
1º vice-presidente da CBA
Dione Rodrigues
3º vice-presidente da CBA
Nestor Valduga
Presidente da Federação Gaúcha de Automobilismo
Rubens Gatti
Presidente da Federação Paranaense de Automobilismo
Djalma Neves
Federação de Automobilismo do Estado do Rio de Janeiro
Ney Lins
Presidente da Federação Goiana de Automobilismo
Zilmar Sirtoli
Presidente da Federação Mato-grossense de Automobilismo
Napoleão Ribeiro
Presidente da Federação de Automobilismo do Distrito Federal
Antônio Neto
Presidente da Federação Paraense de Automobilismo
Antônio Vieira
Presidente da Federação Tocantinense de Automobilismo
José Luiz Monteiro
Presidente da Federação Pernambucana de Automobilismo
Odilon Coutinho
Presidente da Federação de Automobilismo do Estado da Paraíba
Franklin Pereira
Presidente da Federação Potiguar de Automobilismo
Giovanni Guerra
Presidente da Federação de Automobilismo do Estado do Maranhão
Selma Morais
Presidente da Federação de Automobilismo da Bahia
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: outubro 20, 2008