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Encerrado o levantamento do Rally Piocerá 2009

Redação Webventure/ Offroad

Não faltará emoção (foto: Divulgação)
Não faltará emoção (foto: Divulgação)

Nesta terça-feira, a equipe técnica do Rally Piocerá anunciou o encerramento do levantamento dos quatro dias da prova, que será entre os dias 26 a 31 de janeiro. De acordo com os organizadores, não faltarão emoção e disputas durante o percurso.

Primeiro dia– Na primeira etapa, o diretor do evento, Ehrich Cordão afirmou que o Rally será bastante técnico, com muitos laços e pegadinhas logo na saída de Teresina. Os competidores percorrerão ainda muitas estradinhas, médias horárias justas e um trecho de floresta natural até o primeiro neutralizado do dia na cidade de Altos, no Piauí.

Na seqüência, a prova vai em direção a Coivaras, por uma estrada de 28 quilômetros, seguindo ainda por um caminho de terra natural. Antes de chegar a Campo Maior (PI), os competidores enfrentarão areia, pedras e navegação. Ao chegar a Campo Maior, acontecerá o segundo neutralizado do dia.

Depois da parada em Campo Maior, a prova entra em direção a Jatobá do Piauí, para seguir por trilhas e estradinhas no meio de campos de carnaúbas. Após o Povoado Bananeira, mais estradas de terra e areia, o que exigirá atenção dos navegadores até a chegada em Pedro II.

Segundo dia – Os competidores seguirão de Pedro II a Parnaíba, no Piauí. A largada será em Pedro II, na Praça da Independência, em frente ao memorial Tertuliano Brandão. Os carros vão em direção ao povoado Cantinho de Baixo. O roteiro é repleto de subidas e descidas por estradas de terra e trechos em calçamento, exigindo mais atenção do piloto do que do navegador.

A prova seguirá por cima das serras da região. Vários laços no roteiro estão bem colocados pra testar a atenção dos navegadores. “Nossa recomendação é que o piloto tenha cuidado com as pedras escondidas no meio dos caminhos, será comum e é bom ter cuidado para não furar um pneu”, alertou o diretor do evento, Ehrlich Cordão.

Após a descida, haverá ainda uma passagem por um assentamento, num trecho com areia até a chegada em Piripiri, onde haverá uma parada para abastecimento. A prova segue em direção a Brasileira, se destacando como um dos trechos mais técnicos e bonitos do dia. Depois de Brasileira, um deslocamento pela BR 343 até Piracuruca. Isso porque o IBAMA não autoriza a passagem pelo parque nacional de Sete Cidades.

Seguindo em direção a Parnaíba, o Piocerá continua por estradas de terra solta e areia até chegar ao povoado Deserto. Sem parada, os competidores vão por trilhas velhas e abandonadas com muitas erosões no meio de uma mata natural até voltar à BR 343, na Volta da Jurema seguindo até o Posto Monção, local onde acontecerá a segunda parada neutralizado para um descanso e abastecimento dos veículos.

A prova agora continua em direção a Buriti dos Lopes, mas antes atravessa uma reserva natural com matas naturais e intactas, passando sobre lajedos com beleza exuberante. Antes de chegar a Buriti de Lopes, um visual muito bonito passando por carnaubais e navegação. Finalmente, uma viagem por dentro do projeto agropecuário “Tabuleiros litorâneos” com cocos, goiabeiras, acerolas, a qual exigirá muita navegação por parte dos competidores. A chegada em Parnaíba será na praça de eventos ou quadrilhodromo.

Terceiro dia – Os participantes largarão de Parnaíba, no Piauí, rumo a Sobral, no Ceará. A largada será na praça de eventos, em Parnaíba, em direção ao litoral. Os pilotos atravessarão parte das dunas no Povoado Portinho e continuarão a viagem passando pela Praia do Coqueiro e Barramares.

A partir de Camurupim, os aventureiros acelerarão rumo a Chaval, primeira cidade do Estado do Ceará. O percurso agora será em estradas de terra e areia com muitas opções, sendo assim, o competidor que não ficar atento a planilha poderá se perder e isso acontecerá até a cidade de Granja, no Ceará.

A equipe técnica decidiu que os carros não farão o percurso das dunas e praias em Camocim. “O percurso é muito longo, por isso resolvemos cortar caminho para os 4×4 deixando o dia menos cansativo e mais prazeroso”, afirmou Cordão.

A partir de Granja, um deslocamento pelo asfalto até Coreaú. Os participantes começarão a subir a serra da Meruoca, no qual será preciso usar o 4×4 reduzido na serra. Nesse trecho, haverá subidas e descidas perigosas e um visual estonteante até o município de Sobral, no Ceará. Em Sobral, o parque fechado será margem esquerda do rio Coreaú.

Quarto dia – Os pilotos sairão de Sobral, no Ceará a Fortaleza onde largarão do Arco do Triunfo, um percurso repleto de surpresas, com passagem pelo sertão, destacando-se por ser uma região que parece um deserto. Em seguida, vão rumo à cidade de Irauçuba onde acontecerá um neutralizado. Depois, mais subidas e descidas em serras, além de travessias por pequenos vilarejos. Um dos lugares mais surpreendentes foi o vilarejo Três Olhos D’águas. Neste trecho, há um percurso travado, com médias horárias baixas devido ao grande número de curvas que sobem e descem, que lembram a Cordilheira dos Andes.

Depois, mais um neutralizado em Itapajé, no Posto Apollo e mais trechos em serra, passando pelo açude de Mundaú em Uruberetama, um visual de encher os olhos. A partir de Umirim, na BR-222, a prova segue em direção ao litoral em um misto de estradas de terra e areia e muita navegação. Uma passagem por Taíba e Pecém, no Ceará, dará um toque de beleza no último dia da 22ª edição, até a barra do Cauípe e dunas da praia do Cumbuco, um dos “colírios” de toda a prova. Finalizando, a chegada será em Fortaleza, curtindo o belo e inesquecível azul do mar da capital cearense.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: novembro 12, 2008

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