Handycam se distancia da liderança (foto: Lilian El Maerrawi/ www.webventure.com.br)
Após as quatro primeiras regatas da quinta etapa do 8º Circuito Ilhabela de Vela/ Copa Mitsubishi Motors, Lloyal/ Red Nose, de Marcelo Massa, conquistou três vitórias e um terceiro lugar na disputa deste fim de semana (29 e 30), na classe ORC Internacional, aumentando para quatro pontos a diferença entre ele e o barco de Marcos Ferrari, o Handycam.
Para vencer o campeonato no próximo fim de semana (6 e 7), Massa precisa apenas de uma quarta colocação na Volta à Ilha Sir Peter Blake, marcada para sábado (6).
No primeiro dia de competição da quinta e última etapa, as tripulações dos 34 barcos das sete categorias contaram com ventos entre 15 e 18 nós nas duas regatas, de 10 e 12 milhas náuticas. Na primeira regata do dia, largamos mal e conseguimos nos recuperar. Na segunda não cometemos erros e vencemos de ponta a ponta, explicou o comandante do Loyal/Red Nose, sobre as duas primeiras disputas.
Já no domingo (30) as bóias foram montadas em Ponta das Canas, no norte de Ilhabela (SP), mas a mudança de direção do vento, que estava entre 6 e 10 nós, fez com que os juízes mudassem o local das bóias. Mesmo com estas dificuldades, o Handycam, que velejou mal no sábado e ficou em quarto e em segundo lugares nas primeiras regatas, conseguiu a primeira vitória na quinta etapa, seguido do Jazz, de Valéria Ravani e sua tripulação predominantemente feminina. O Loyal/Red Nose ficou em terceiro e viu sua vantagem sobre o Handycam ser reduzido em dois pontos.
Na regata seguinte, Massa se recuperou e garantiu novamente a vitória, deixando o barco de Marco Ferrari na segunda colocação. Foi um final de semana excepcional, quando fizemos três primeiros lugares e um terceiro. Agora vamos para a última regata preocupados primeiro em vencer a quinta etapa para depois pensar no título, analisou Marcelo Massa, que buscando um melhor resultado contratou o velejador olímpico André Fonseca, o Bochecha, para esta disputa.
Já a tripulação do Handycam sofreu três desfalques, ocasionando dificuldades de entrosamento na equipe. Tivemos três desfalques importantes na equipe e no sábado sofremos um pouco com o desentrosamento dos novos tripulantes. Para o domingo melhoramos um pouco, mas agora o bicampeonato ficou difícil porque não depende apenas da nossa performance, mas de uma combinação de resultados. Além disso, o Marcelo Massa está velejando muito bem com seu grupo e mereceu as vitórias deste final de semana, admitiu Ferrari.
Outros Resultados – Na ORC 600, o Realizado, de José Luís Apud, e o Kawabunga, de Alberto Gaidys Jr., revezaram-se na ponta nas duas regatas. E na ORC 700, o Saruê, de Diego Zaragoza, venceu as duas regatas e foi o destaque do final de semana.
Entre os HPE, o Sapeca/Verax, de Mark Essle, não deu chance a ninguém. Ganhou as quatro provas do final de semana. Na disputada RGS A, o Jambock de Guilherme Cara, venceu a primeira regata e o BL3, de Pedro Rodrigues, ganhou a segunda, completando três vitórias na quinta etapa. Na RGS B, o Fandango, de Ladislau Deutsch, não teve adversários e fechou com quatro primeiros lugares.
Resultados Quinta etapa
ORC Internacional
Acumulado da etapa
1- Loyal/Red Nose 6 pontos perdidos
2- Handycam 9 pp
3- Orson 15 pp
4- Land Rover 17 pp
5- Jazz 17 pp
6- Batuque 20 pp
7- Timberland/Montecristo 28 pp
ORC 600
Acumulado da etapa
1- Realizado 6 pp
2- Kawabunga 6 pp
3- Fantasma 13 pp
ORC 700
Acumulado da etapa
1- Saruê 5 pp
2- Max 7 pp
HPE
Acumulado da etapa
1- Sapeca/Verax 4 pp
2- Brava 9 pp
3- Daslu Homem/Aventura 12 pp
RGS A
Acumulado da etapa
1- Jambock 9 pp
2- BL3 11 pp
3- Kanibal 12 pp
RGS B
Acumulado da etapa
1- Fandango 4 pp
2- Toy (Júlio Lemos) 10 pp
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: dezembro 1, 2008