Patins pelas ruas de Portugal (foto: Wladimir Togumi)
Com um percurso de 700 quilômetros, começou ontem (30) no Cassino Estoril, o Portugal XPD Race, uma das maiores provas de corrida de aventura do mundo.
A largada aconteceu às 10h da manhã, na avenida costeira de Estoril, sob forte chuva. Muitos correram até a avenida e calçaram os patins, ganhando assim mais velocidade no deslocamento pelas ruas da cidade. O percurso estava todo balizado e, em cerca de 30 minutos, os times já estavam na costa onde trocando os patins pelos caiaque e pranchas de surf, para alcançar uma bóia colocada há alguns metros da praia de Carcavelos.
Com as chuvas, as ondas estavam bastante altas e muitos caiaques viraram, mas nenhuma equipe precisou de auxilio da equipe médica. Após saírem do mar e retornarem nas proximidades da Torre de Belém, o percurso seguiu até um local conhecido como Cova do Vapor, na junção do Rio Tejo com o Oceano Atlântico. De lá, deixaram novamente os caiaques e seguiram de patins e trikes até a Costa de Caparica. O tempo estava nublado, mas não chovia, porém o frio e o vento eram intensos.
A partir daí, um longo trekking de cerca de 10 horas pela costa. Mas um dos maiores desafios do primeiro dia ainda estava por vir: a natação na Lagoa de Albufeira. Já era quase noite quando os líderes mergulharam na água gelada.
No momento, segue na liderança a Republica Checa AlpinePro, seguida pela
Buff Coolmax e AdventureTeam.
* Com informações de Wladimir Togumi, direto de Portugal
Este texto foi escrito por: Redação Webventure*
Last modified: dezembro 1, 2008