Coma avalia etapa como técnica e complexa (foto: Caetano Barreira/ www.webventure.com.br)
O espanhol Marc Coma conseguiu mais uma importante vitória nesta segunda-feira. O piloto da KTM completou a terceira etapa em 5h18min17s e abriu vantagem na liderança do Rally Dakar. Apesar do bom resultado, Coma esta preocupado com o desgaste do equipamento na prova, que segue até o dia 18, com encerramento em Buenos Aires.
“Uma coisa é certa, as motos sofreram bastante, mas os pneus sofreram mais ainda. Até agora, estamos longe dos problemas. Cada um deve fazer a sua estratégia e nós estamos cumprindo a nossa”, disse Coma.
Na etapa de segunda-feira, o espanhol largou da 17ª colocação e teve dificuldades para completar à frente os 551 quilômetros entre Puerto Madrin e Jacobacci. “Depois do problema que eu tive no domingo, eu tive de ficar ainda mais concentrado porque muitos pilotos estavam à frente e havia bastante poeira. Mas, eu consegui pilotar da minha maneira. Foi uma etapa bastante técnica e complexa”, explicou Coma.
A vice-liderança na etapa desta segunda-feira ficou com norueguês Pal Anders Ullevalseter e Jordi Viladoms terminou na terceira posição.”Foi um excelente trabalho em equipe. Tudo saiu como planejado no começo da etapa. Nos quilômetros finais tive de tomar cuidado com os pneus, porque andamos demais. Sabemos como é o Dakar e que a prova está apenas no início”, avaliou Jordi Viladoms.
Mais uma vez, o favorito Cyril Despres enfrentou problemas e terminou na 47ª colocação e caiu para o 21º posto na classificação geral. “Marc Coma fez um grande trabalho. Deve haver algum segredo para esse bom desempenho. Nesta segunda-feira perdi outra vez muito tempo. Não tenho soluções para os meus problemas e não consigo ver o meu futuro”, desabafou Despres.
Brasileiros – Zé Hélio foi outra vez o melhor brasileiro nas motos. O campeão dos Sertões subiu para o 11º posto na classificação geral, depois de finalizar o dia no 15º lugar. Rodolpho Mattheis completou a etapa de segunda-feira em 94º e caiu para a 65ª posição na lista geral.
Classificação da terceira etapa:
1) Marc Coma (ESP/KTM), 5h18min17s
2) Pal Anders Ullevalseter (NOR/KTM), a 17min49s
3) Jordi Viladoms (ESP/KTM), a 17min49s
4) David Casteu (FRA/KTM), a 18min16s
5) Gerard Farres Guell (ESP/KTM), a 18min42s
Classificação geral das motos
1) Marc Coma (ESP/KTM)
2) David Fretigne (FRA/Yamaha)
3) Pal Anders Ullevalseter (NOR/KTM)
4) Jacek Czachor (POL/KTM)
5) Jonah Street (EUA/KTM)
Este texto foi escrito por: Redação Webventure
Last modified: janeiro 5, 2009