Foto: Pixabay

Coluna do Deco: Domínio total da esquadra azul da Volkswagen no Rally Dakar

Redação Webventure/ Offroad

Sainz está na liderança (foto: Tom Papp/ www.webventure.com.br)
Sainz está na liderança (foto: Tom Papp/ www.webventure.com.br)

A noite de quinta-feira (8) terminou com a grande “surpresa” da prova até agora. Já era final de noite quando a dupla da BMW, Nasser Al Attyah e Tina Thorner foram desclassificados após terem cortando caminho e perdido alguns way-points no trecho inicial de dunas. O piloto alegou problemas de superaquecimento no motor para justificar o corte, mas adotou uma estratégia suicida para resolver o problema mecânico.

Todos os participantes são obrigados a usar o GPS fornecido pela organização, o sistema in-TRACK. Nele já vêm gravados previamente os way-points de cada especial e, no aparelho, numa outra tela o navegador pode saber se está no trajeto certo ou não, pois cada ponto cumprido é realçado na tela do aparelho. Desta forma é possível apurar instantaneamente o corte de caminho intencional ou não, dentro do trajeto e saber a quantidade de way-points cortados.

Ao decidir abortar o caminho correto e desviar das dunas, a dupla da BMW sabia o risco que corria e o regulamento é bastante claro quanto a necessidade de se cumprir o roteiro e a quantidade de way-points de cada especial. Somente o piloto e a navegadora sabiam das reais condições de seu carro naquele momento, mas infelizmente abandonaram a prova de forma prematura, abrindo mão de levar o troféu inédito para o time alemão.

A sexta-feira (9) começou novamente com alterações no roteiro, com a especial cancelada para os caminhões e encurtada para carros, motos e quadriciclos. A prova demonstra estar extremamente dura e seletiva, talvez mais do que a organização imaginava e o número elevado de abandonos, começa a preocupar a A.S.O.

Para facilitar ainda mais a vida da Volkswagen, outra dupla favorita ao título também abandonou a prova. Depois de um princípio de incêndio no km 57 da especial, Stephane Peterhansel/ Jean-Paul Cottret, da Mitsubishi, abandonaram a competição com problemas em seu Lancer. Já é o terceiro carro da montadora a abandonar a prova e agora cabe somente a Nani Roma e Lucas Cruz Senra defender as cores do time japonês.

Sorte do esquadrão azul da Volkswagen, que agora ocupa as três primeiras colocações na soma dos tempos do rali. Se mantiverem o ritmo e a determinação apresentados até agora, dificilmente os Race Tuareg não faturam o Dakar 2009.

De volta à liderança – O dia foi perfeito para “el matador” Carlos Sainz e seu navegador Michel Perin. A dupla superou os problemas no carro, decorrentes do capotamento do quinto dia, e as bolhas nas mãos parecem não incomodar mais o piloto. Eles fizeram o melhor tempo do dia e reassumiram a ponta da classificação geral, agora com 9 segundos a frente de Giniel de Villiers/ Dirk Von Zitzewitz que ficaram com o sexto tempo de hoje.

Fechando a trinca da montadora, Mark Miller e Ralph Pitchford fizeram o segundo tempo do dia e aparecem em terceiro no acumulado, mantendo uma regularidade muito grande. A pior classificação diária da dupla até agora foi um 7º lugar no 2º dia de competição. A regularidade pode ser a grande trunfo do piloto norte-americano.

Jean Azevedo e Youssef Haddad enfrentam problemas no dia de hoje, terminando o dia em 21º lugar, mas com a regularidade da dupla e a pilotagem sempre rápida, mas bastante conservadora, aliados aos acontecimentos das duas últimas etapas, acabaram levando os brasileiros para o 14º lugar, ao final do sétimo dia de disputa.

A sorte também ajudou um pouco a dupla, como o final da quinta etapa virou neutralizado após o km 422, eles não sofreram nenhuma penalização por não terem concluído a especial e não tiveram sua classificação acumulada alterada.

Nota triste também a saída de Reinaldo Varela e Marcão Macedo. A dupla campeã Paulista, Brasileira e do Sertões na SuperProduction tinha tudo para fazer uma ótima prova, mas infelizmente saem prematuramente do rali.

Oito dias para a chegada. O Dakar já atravessou a Cordilheira e após o dia de descanso em Valparaiso, o Atacama promete novas emoções. O resultado ainda está em aberto, mas o Dakar começa a ficar mais azul…

Este texto foi escrito por: Deco Muniz

Last modified: janeiro 10, 2009

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure