Viladoms foi o mais rápido desta terça-feira (foto: André Chaco/ www.webventure.com.br)
Os favoritos e líderes de grande parte do trecho erraram e deram chance para novos primeiros colocados. O espanhol Jordi Viladoms conquistou, pela primeira vez, a vitória em uma etapa do Dakar na categoria motos. Considerada a mais difícil, o competidor completou a prova em 6h35min26, e sobe para a quarta colocação na classificação geral.
Outra surpresa na etapa também ficou para o segundo colocado, Alain Duclos, que também fez o seu melhor resultado na competição. A diferença para o vencedor foi de 1min06, e o francês chegou a liderar um trecho da prova.
O norueguês Pal Anders Ullevalseter, que já disputou o Rally dos Sertões, terminou na terceira colocação, com 6h37min33, seguido pelo português Helder Rodrigues (6h43min55), na quarta posição. Ullevalseter também ganhou posições na geral e agora é o sétimo. Rodrigues está na quinta colocação.
Zé Hélio fez uma boa prova e terminou o dia na 17ª colocação, com uma diferença de 39min19 para Viladoms. O brasileiro está, no momento, na 12ª posição na classificação geral.
Confusões – Desde o início do dia, a etapa teve alguns problemas. Primeiro aconteceu o adiamento da largada para a categoria motos, por conta de uma forte neblina que pairou sobre a cidade de Copiapo. Os pilotos largaram por volta das 11 horas (horário de Brasília).
Além do atraso, a organização reduziu a prova de 670 quilômetros de especial para 473. Geralmente, os cortes são feitos no final de cada trecho, mas hoje a redução foi no meio do percurso.
Outra confusão ficou por conta dos pilotos. Os principais adversários na competição, Cyril Despres e Marc Coma ficaram para trás, ocupando a sexta e sétima colocações, respectivamente no fim do dia. Os competidores travavam uma disputa com vantagens mínimas até que, no quilômetro 480, Despres errou uma curva e Coma o seguiu.
Os pilotos se perderam e tiveram que fazer um retorno de 23 quilômetros para voltar ao percurso da prova e terminaram a especial com uma diferença de cerca de 10 minutos para os líderes. Mesmo assim, Coma segue na liderança das motos, com Despres em terceiro.
Atualizado às 18h54
Este texto foi escrito por: Redação Webventure
Last modified: janeiro 13, 2009