Giniel e Dirk podem ser privilegiados pela VW (foto: André Chaco/ www.webventure.com.br)
Deco Muniz, navegador e diretor de prova do RallySP, comenta sobre uma possível estratégia que a equipe Volkswagen poderá fazer para não deixar o título do Dakar escapar.
A 12ª etapa nos reservou mais uma grande reviravolta nesta edição do Dakar. A dupla Carlos Sainz/ Michel Perin, que parecia rumar sem adversários para sua primeira vitória na prova, deu adeus a competição, após um acidente próximo ao km 79 da especial. O espanhol alega um erro na planilha como a causa do acidente. O certo é que eles caíram de uma altura de aproximadamente 3 metros dentro de um rio seco e o navegador precisou de auxílio médico, sendo resgatado pelo helicóptero da organização, o que gerou a desclassificação automática deles. Cada vez mais parece que esta edição só vai ser decidida realmente em sua última especial.
Quem mais de aproveitou dos problemas de Sainz/ Perin foi Giniel de Villiers/ Dirk Von Zitzewitz. Após três etapas consecutivas com problemas, eles venceram com folga a especial de hoje, sua terceira na prova, e voltaram para o topo da classificação acumulada.
Mark Miller e Ralph Pitchford ficaram com o segundo melhor tempo e a diferença de mais de 16 minutos hoje, impossibilitou a dupla de assumir a liderança. Eles permanecem em segundo lugar na geral, com uma desvantagem de pouco mais de 2 minutos em relação a De Villiers/ Von Zitzewitz.
Os norte-americanos Robby Gordon e Andy Grider mostram que realmente encontraram seu ritmo nesta segunda metade da prova e agora já figuram em 3º lugar na classificação geral. Além do ritmo alucinante da dupla, o único carro remanescente da Mitsubishi, que disputava a posição com eles teve problemas. Nani Roma/ Lucas Cruz Senra ficaram parados por mais de uma hora km 165 da especial com problemas mecânicos.
Preferência – Os resultados de hoje devem levar o manager da Volkswagen, Kris Nissen, a tomar, enfim, a decisão de priorizar uma dupla na prova. A equipe sonha há tempos com esta vitória e o chefão dificilmente vai querer correr o risco de ter mais algum acidente e deixar o titulo escapar. Para sorte dele, uma das duplas preferidas da Volks assumiu a ponta e De Villiers/ Von Zitzewitz devem correr a partir de agora com Miller/ Pitchford fazendo o papel de escudeiros.
Deixar as duplas com a briga em aberto e livres para acelerar, pode levar a um risco desnecessário de acidentes, o que poderia tirar os dois carros da prova. A diferença mínima entre as duas duplas induziria a uma disputa ferrenha entre eles, mas a diferença de mais de uma hora para o Hummer de Gordon/ Grider, deve levar o time azul a esta decisão de priorizar o sul-africano.
As duplas ainda podem contar com o apoio mais do que rápido de Dieter Depping/ Timo Gottschalk, que amanhã estará largando próximo aos outros dois Race Tuareg, outra carta na manga que deve ser usada por Kris Nissen.
A estratégia não deve ser a de proibir que Miller/ Pitchford acelerem, mas sim, proibi-los de ultrapassar De Villiers/ Von Zitzewitz numa disputa direta. A ultrapassagem só seria permitida em caso de problemas mecânicos ou quebra do sul-africano. Desta forma, a dobradinha estaria quase que garantida.
Os brasileiros Jean Azevedo e Youssef Haddad vinham fazendo uma ótima prova hoje apesar dos problemas no motor do seu carro. Marcaram o 8º melhor tempo no km 137 da especial a pouco mais de 15 minutos dos líderes, mas aparecem somente com o 30º tempo no km 191, com um atraso superior a 3 horas. Até agora, não aparecem na relação dos carros que cruzaram a linha de chegada.
A dupla Paulo Pichini/ Lourival Roldan, seguem a especial no bom ritmo que vem empregando nesta segunda metade da prova. Na parcial do km 137, aparecem com o 63º melhor tempo do dia.
Três especiais até a chegada em Buenos Aires. Muitas duplas ainda podem ter problemas, com certeza nada ainda está definido. Vamos ter que aguardar pra ver…
Este texto foi escrito por: Deco Muniz
Last modified: janeiro 15, 2009