Disputa em Monte Carlo (foto: Divulgação)
Pela primeira vez na história, o Rally de Monte Carlo, um dos mais tradicionais do mundo, não vai integrar a temporada do Mundial de Rali de Velocidade, o WRC. Neste ano, a 77ª edição da prova disputada no Principado de Mônaco contará pontos para IRC, o Intercontinental Rally Championship.
A competição começou nesta quarta-feira e segue até o próximo final de semana. Com a intenção de acertar os últimos detalhes da etapa brasileiro do IRC, o promotor do Rally Internacional de Curitiba, Marcos Marcola, embarcou para Monte Carlo, em Mônaco. A disputa da corrida no Brasil será entre os dias 5 e 7 de março na capital paranaense.
“É uma ótima oportunidade para definir os preparativos da etapa brasileira e trazer um pouco do know-how dos promotores locais. É um dos ralis mais importantes do mundo e ter essa referência antes de recebermos o IRC pela primeira vez será muito bom para nós”, afirma Marcos Marcola.
O Rally de Monte Carlo, disputado desde 1911, é promovido pelo Automobile Club de Monaco. O mesmo clube é responsável pela promoção do GP de Mônaco de Fórmula 1. Além de servir de exemplo na parte de organização, a primeira etapa do IRC colocará em ação os carros e pilotos que em março estarão no Brasil.
Os modelos utilizados atualmente no IRC, os chamados Super 2000, são considerados uma base do que serão os carros do WRC a partir de 2010, com apenas uma diferença: enquanto o IRC tem motores aspirados, o WRC vai optar por propulsores turbo. Entre os pilotos, um dos destaques desta primeira etapa será Didier Auriol, campeão do WRC em 1994, voltando a disputar o rali que venceu três vezes pelo WRC.
Durante a viagem, Marcos Marcola encontrará com os promotores mundiais do IRC e fará uma série de reuniões com as equipes européias para apresentar o modelo de rali que será adotado no Brasil, buscando o maior número de competidores para a segunda etapa do campeonato.
Será a primeira visita do IRC à América do Sul. Em seus três anos de história, a categoria já passou pela Europa, África e Ásia. Os atuais campeões são os franceses Nicolas Vouilloz e Nicolas Klinger, que competem com o modelo Peugeot 207 S2000. A dupla está confirmada para toda a temporada 2009 do IRC.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: janeiro 21, 2009