Foto: Pixabay

Estratégias de largada

Redação Webventure/ Biking

A largada exige atenção na relação usada (foto: Lilian El Maerrawi/ www.webventure.com.br)
A largada exige atenção na relação usada (foto: Lilian El Maerrawi/ www.webventure.com.br)

Um dos pontos mais importantes e uma prova de mountain bike é a largada. Largar bem pode ser sinônimo de maior êxito durante o percurso e há certas técnicas que fazem uma largada bem sucedida. Adriana Nascimento elencou pontos importantes para o atleta largar bem.

A largada geralmente ou é em subida ou em uma reta, e o principal é ajustar a marcha. Ela não pode ser nem muito pesada, porque senão demora-se muito para dar a primeira pedalada, e nem muito leve, porque a pedalada será em falso e todo os outros competidores passarão na sua frente.

Para saber qual o melhor ajuste de marcha, Adriana sugere uma visita ao local da prova um dia antes para que haja tempo hábil de testar a melhor relação e treinar a saída.

Em especial na subida, larga-se com uma relação mais leve e primeiro é preciso dar a pedalada, sentar no selim e sair mais controlado. Não adianta sair com pressa, mudando marcha e dando tranco na corrente, porque ela vai estourar. A saída em subida exige um pouco mais de calma. Larga-se mais devagar e mais pra frente vai acelerando, o que lhe garantirá mais segurança.

Outro ponto importante que Adriana ressalta é olhar sempre para a frente numa largada, e não se distrair com quem está por perto para apitar ou dar a bandeirada inicial.O ideal é sempre olhar 100 metros a sua frente e projetar onde se quer chegar. Assim, evita-se de sair para os lados e trombar com outros atletas já que o percurso já está traçado na cabeça em linha reta.

Este texto teve a consultoria da atleta Adriana Nascimento

Este texto foi escrito por: Lilian El Maerrawi

Last modified: janeiro 5, 2009

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure